TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiência - Massa Mola

Por:   •  2/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE VOTORANTIM

Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 279 - Centro, Votorantim

FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL: ONDAS E ÓTICA

PROF. EDUARDO JOSÉ MIOLA

EXPERIMENTO DO SISTEMA MASSA-MOLA

Alunos

Robson Tomé da Cruz – RA 1252017

Votorantim, SP

03/2017


  1. INTRODUÇÃO

Oscilações são encontradas em todos os campos da física. Alguns exemplos de sistemas mecânicos vibratórios são: pêndulos, diapasões, cordas de instrumentos musicais, colunas de ar em instrumentos de sopro, etc. O conceito de oscilações é aplicado, também, a sistemas elétricos.

Nos sistemas mecânicos vibratórios, existe movimento vibratório de um sistema físico, ou seja, certa massa m movimenta-se sob a ação de uma força restauradora. Nos sistemas elétricos não existe um movimento vibratório de um corpo ou massa, mas sim a variação da intensidade de uma ou mais grandezas elétricas, as quais variam, periodicamente, desde m valor mínimo até um valor máximo.

Um dos exemplos de sistema mecânico vibratório, mais simples, é o de uma massa m, situada sobre uma mesa horizontal, sem atrito, e presa a uma mola cuja constante elástica é k. Medindo-se a posição x da massa, em relação à extremidade da mola em repouso, isto é, considerando-se x como elongação da mola, então a força restauradora que a mola exerce sobre a massa é dada por:

𝐹 = −𝑘. 𝑥

Como já foi admitido que existe atrito, isto é, nenhuma outra força age sobre o corpo, além da força restauradora, e equação do movimento é dada pela 2ª lei de Newton:

[pic 2]

A equação (2) é uma equação diferencial de 2ª ordem cuja solução geral é:

[pic 3]

Onde A é a amplitude da oscilação, e:

[pic 4]

É a frequência do movimento e  é a fase inicial do movimento.[pic 5]

Uma vez escolhidas a massa e a mola, estarão definidos os valores de m e k e, então, estará definido o valor de , ou seja, os parâmetros m e k definem a frequência natural () do sistema.[pic 6][pic 7]

O período do movimento oscilatório é dado por:

[pic 8]

O que foi apresentado até aqui se refere a um sistema massa-mola situado sobre uma mesa sem atrito. A força resultante que atua na massa m é a própria força restauradora.

Se o sistema massa-mola estiver pendurado, existirá a força peso atuando sobre m, além da força restauradora da mola, conforme se esclarece a seguir.

A figura 1(b) representa a mola pendurada, livre, ou seja, sem qualquer objeto nela pendurado.

[pic 9]

Existem duas maneiras equivalentes de escrever a 2ª lei de Newton ou equação de movimento, relativa ao presente problema, dependendo do referencial escolhido:

Se o referencial x=0 for escolhido na extremidade inferior da mola livre, correspondente à figura 1(a), a equação de movimento é escrita como:

[pic 10]

Se o referencial x= 0 for escolhido na posição de equilíbrio do sistema massa, correspondente à figura 1(b), a equação de movimento deve ser escrita como:

[pic 11]

  1. OBJETIVO

Obter a constante elástica da associação de molas pelo método estático. Reconhecer as principais propriedades do MHS no oscilador massa-mola: determinar a amplitude A, o período T, a constante elástica K pelo processo dinâmico, verificar e discutir a conservação da energia mecânica.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Prática 1 – Medição da constante elástica equivalente de uma associação em série e em paralelo de duas molas.

Usando as molas cujas constantes elásticas já foram medidas anteriormente (k1 e k2) associe-as, em série e, após pendurar uma massa conhecida, medir a elongação e determine a constante elástica keq da associação. Repita os procedimentos para uma associação em paralelo.

A teoria diz que a constante elástica equivalente da associação em serie de 2 molas é dada por:

[pic 12]

A teoria diz que a constante elástica equivalente da associação em paralelo de 2 molas é dada por:

[pic 13]

[pic 14]

Figura 2 – Associação em série e em paralelo de duas molas

Prática 2 – Em todo o experimento, cada grupo irá usar um par de molas. Determine a massa de cada mola e identifique-as, etiquetando-as, com número 1 ou 2.

A figura 1(c) representa a distensão inicial, A, que é aplicada à mola, contendo uma massa m, sendo que ao se soltar o sistema massa-mola, ocorrerá o início do movimento harmônico.

Faça, então, uma montagem apropriada, isto é, semelhante à da figura 1(c) para medir A em, no máximo 2 cm, para que se obtenha pequenas oscilações, ou seja, oscilações de pequenas amplitudes. Quando se solta o sistema, após duas ou três oscilações deve-se acionar o cronômetro digital, de preferência se marcando as oscilações num referencial no meio da oscilação. Deve ser marcado um tempo para completar 15 oscilações plenas. Deve-se repetir o procedimento por, pelo menos umas 5 vezes, e a média deve ser registrada na tabela, na linha correspondente à massa pendurada.

Repetir todo o procedimento para, pelo menos 5 massas diferentes. Dar preferência às massas maiores, se, no entanto, danificar as molas.

  1. RESULTADOS

Mola 1 (Parada):

Massas

M1 = 50,085g

M2 = 50,019g

M3 = 50,017g

M4 = 50,065g

M5 = 50,082g

Mgancho=6,874g

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

Mola 2 (Parada):

[pic 19]

[pic 20]

[pic 21]

[pic 22]

Mola 1 (Em momento):

Tempo de oscilação

T1=6,13 s

T2=5,94 s

T3=5,99 s

T4=6,02 s

T5=5,95 s

[pic 23]

[pic 24]

[pic 25]

[pic 26]

[pic 27]

Mola 2 (Em momento):

Tempo de oscilação

T1=5,87 s

T2=5,89 s

T3=5,95 s

T4=5,89 s

T5=5,89 s

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (456.3 Kb)   docx (547.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com