TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISICA EXPERIMENTAL II CIRCUÍTOS ÔHMICOS

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 5

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS[pic 1][pic 2]

CENTRO DE ENGENHARIAS

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

DEPARTAMENTO DE FISICA

FISICA EXPERIMENTAL II

CIRCUÍTOS ÔHMICOS

E

NÃO ÔHMICOS

Adriane da Silva Behling

Pelotas, 06 de novembro de 2014.

Resumo

O presente relatório tem por escopo a observação da resistência de um elemento de circuito ao qual se aplica uma diferença de potencial é, em corrente contínua, o fator determinante do valor da corrente podendo ser Ôhmicos e não-ôhmicos, bem como as construções de seus gráficos em lâmpadas e resistores. Bem como a relação entre U e i é diferente se a tensão está aumentando ou diminuindo.

Palavras- chaves: resistência, potencial, corrente, Ôhmicos, não- ôhmicos, gráficos.

Introdução e Dados teóricos.

            Elementos Ôhmicos: um condutor é ôhmico obedece às duas condições:conduz igualmente em qualquer direção, sua resistência elétrica é independente da tensão e corrente que lhe são aplicadas, os dispositivos  que não obedecem à lei de Ohm, são chamados de bipolos não ôhmicos. Demonstraremos  o circuito realizada através de uma resistência.

[pic 3]                       [pic 4]

Nota-se que  o RESISTOR  é montado  conforme o esquema da figura 1. Após, foi preparado o multímetro com função de amperímetro conectando os devidos terminais de prova e selecionando a escala de 2A em corrente continua. E, posteriormente é feito a construção de seus gráficos mostrados na figura 2, baseados  na equação V = f(I) para bipolos ôhmicos e não ôhmicos:

[pic 5]Figura 1

Esquemas experimentais (A) Resistor - (B) Diodo - (C) Lâmpada Incandescente

[pic 6] Figura 2

A curva da tensão em função da corrente para um bipolo ôhmico, linear, conforme mostra a figura 1 é representada por uma reta, sendo tangente ao  ângulo. Logo, tg a = R. Já o bipolo não ôhmico, sua resistência  varia de acordo com o ponto de trabalho, sendo demonstrado graficamente por uma parábola como percebe-se na figura  figuras 2 e 3, observa-se uma atenuação do aumento da corrente para um aumento da tensão.

 A lei de Ohn expressa na equação V=IR é aplica-se a todos os dispositivos condutores, sem exceções. Ou seja, os condutores ou semicondutores obedecem à lei de Ohm dentro de alguma faixa de valores do campo elétrico.

Os resistores cuja relação entre U e i não é uma relação linear, ou seja, R não é uma  constante, é dito resistores não ôhmicos. Um exemplo de resistor não ôhmico é a lâmpada  incandescente.

Procedimentos experimentais

MATERIAIS UTILIZADOS:  fonte universal , voltímetro CC, miliamperímetro,  lâmpada de 6 V,  resistor ,diodo semicondutor, cabos de ligação.

Faremos a seguir um gráfico demonstrando os valores encontrados e posteriormente a construção dos seus respectivos gráficos   V = f(I) para cada resistor, Gráfico de Tensão x Corrente Resistor de 2,2kΩ  referente a figura 3. Porem na figura 4 representa  o  Gráfico de Tensão x Corrente Resistor de 560Ω

[pic 7]

[pic 8]       [pic 9] 

Figura 3                                                                                                                                                           Figura 4

[pic 10]Figura referente a resistencia de um resistor

Dando seguimento aos experimentos, a seguir faremos um segundo passo, que é o Circuito utilizando a lâmpada. Segue então as medições realizadas em laboratório e seu gráfico mostrado logo a seguir:

[pic 11][pic 12]

Concluímos neste experimento que os valores das resistências estão representados nos gráficos pelos pontos, sendo que, valor da resistência da lâmpada( Figura 5), para V=2V, V= 4V e V=6V Os gráficos do circuito 1 é ôhmico, do circuito 2 é não sendo ôhmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (327.4 Kb)   docx (670.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com