TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fibra Optica

Por:   •  10/5/2013  •  5.536 Palavras (23 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 23

FIBRA ÓPTICA (OPGW) O FUTURO DAS OPERADORAS DE TELEFONIA CELULAR

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de demonstrar as necessidades básicas para a implantação de um sistema de Telecomunicações que possa interligar todo o setor elétrico para atender na utilização dos cabos ópticos (OPGW) que já são utilizados como cabos de Para-Raios e também utilizados pelas próprias empresas do setor elétrico para a sua comunicação interna. A utilização de cabos para-raios OPGW em linhas de transmissão agrega grandes valores ao sistema, devido a capacidade das fibras ópticas na transmissão de voz, dados, imagem a altas taxas facilitando não somente a viabilização dos meios de telecomunicações, telecontrole, telepesquisa e soluções de automação. A utilização dos cabos ópticos aéreos das empresas de transmissão de energia esta se tornando cada vez mais atraente e viável. Este projeto visa atender todas as exigências técnicas. O modelo de pesquisa realizado para as atividades foi o Estudo de Caso. Foi utilizada como concentração a parte de Gerência de Produção e com ela o conhecimento adquirido na matéria de Automação Industrial, Gestão de Projetos. Então se pode concluir que se as empresas de telefonia celular utilizarem os meios de transmissão das empresas do setor elétrico, a sua qualidade no atendimento além disso, pode possibilitar a universalização da telefonia móvel, pois, com a infra-estrutura das operadoras móveis brasileiras, atrelada às redes do setor elétrico nacional as empresas de telefonia móvel podem utilizar parte do espectro disponível ao longo dessas linhas de transmissão para o atendimento de pequenas comunidades, levando voz e dados aos locais mais distantes desse imenso Brasil, assim como aumentando a segurança e os serviços em nossa rede de telefonia móvel no Brasil.

Palavras Chaves: Telecomunicações. Opgw. Subestações. Para-Raios.

1 INTRODUÇÃO

Este estudo tem a finalidade de buscar a conscientização dos órgãos federais, municipais, das principais empresas do setor elétrico e de telefonia da grande importância na utilização dos cabos OPGW (Optical Ground Wire) que estão instalados em todo o SIN (Sistema Interligado Nacional) para a ampliação da comunicação entre as empresas de telefonia celular que atuam no Brasil. O trabalho irá levantar a viabilidade da utilização dos cabos OPGW (Optical Ground Wire) que já existem e que ainda serão implantados no sistema de Transmissão elétrica do Brasil.

Com o crescimento acelerado e desordenado das comunicações no Brasil, acaba fazendo com que a qualidade de serviço fornecido pelas empresas de telefonia celular esteja muito precário devido principalmente a suas redes estarem obsoletas e também a grande dificuldade de outras empresas concorrentes entrarem em algumas regiões do Brasil, devido ao mesmo ser muito extenso, isto acaba acarretando com que a empresa de telefonia celular que já atua na região não se preocupar em melhorar a qualidade de seu sinal e deixando o cliente muitas vezes insatisfeito, mas se obrigando a adquirir os serviços desta empresa.

Com uma competição cada vez maior em buscar a satisfação dos clientes e um mundo em um processo cada vez mais globalizado, somando com o crescimento diário das novas tecnologias, as empresas de telefonia tem experimentado mudanças em seus sistemas produtivos e tais mudanças tem se tornado muito importantes para manter a competitividade entre as empresas.

Para atender a nova necessidade do mercado, criada por meio da globalização do comércio, as empresas com processos produtivos com baixa produtividade tiveram de otimizar seus processos e buscar novas técnicas gerenciais para manter a competitividade de seu negócio.

A área de concentração utilizada para este trabalho foi o de Gerência de Produção, esta área estuda as atividades voltadas a técnicas, processos e sistemas de gestão de cadeias produtivas no curso de Engenharia de Produção. O modelo de pesquisa realizado para este estágio foi o Estudo de Caso, com ele pode-se descrever um contexto mais real a intervenção realizada, um bom conhecimento adquirido e que auxiliou muito para o desenvolvimento deste projeto durante o ensino foi a matéria de Automação Industrial e Gestão de Projetos.

A Engenharia de Controle e Automação baseia-se na modelagem matemática de sistemas de diversas naturezas, analisando o seu comportamento dinâmico, e usando a teoria de controle para calcular os parâmetros de um controlador que faça o sistema evoluir da forma desejada, e adaptativa às mudanças dos principais elementos de controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »