TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fibra Óptica

Trabalho Escolar: Fibra Óptica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2013  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 3

ESTRUTURA

Fibra óptica é um filamento de dimensões microscópicas, comparáveis às de um fio de cabelo, e flexível, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico .

Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora,chamada de casca, que protege a fibra para que ela não tenha interferências e não se quebre fácil, por interface, o qual possui um índice de refração menor que o núcleo para possibilitar a propagação da luz, e o núcleo. O índice de refração do núcleo é sempre maior que o indice de refração da casca.

A fibra óptica funciona com refração e reflexão de luz, uma luz é incidida em um certo ângulo na fibra, a luz percorre de uma extremidade à outra da fibra, refletindo-se várias vezes nas paredes da interface. De acordo com o ângulo que a luz ira propagar a fibra óptica pode ser classificado como monomodo ou multímodo. No multímodo as luzes propagam no interior da fibra por diversos caminhos. As fibras monomodais são adequadas para as aplicações que envolvam grandes distancias, embora requeiram conectores de maior precisão e dispositivos de alto custo.Nas fibras monomodais, a luz possui apenas um modo de propagação.

PROPRIEDADES:

A fibra óptica possuem algumas propriedades tais como:

Imunidade a interferência - Por serem compostas de material dielétrico(isolante), as fibras óticas não sofrem interferências eletromagnéticas. Isso permite uma boa utilização dela, mesmo em ambientes eletricamente ruidosos.

Ausência de diafonia - As fibras adjacentes em um cabo ótico não interferem umas nas outras por não irradiarem luz externamente. Não ocorrendo o mesmo nos cabos metálicos, que quando perdem parte de seu isolamento, ocorre uma irradiação entre pares metálicos adjacentes.

Isolação elétrica - O material dielétrico que compõe a fibra proporciona um isolamento elétrico entre os transceptores ou estações interligadas. Ao contrário dos suportes metálicos, as fibras óticas não têm problemas de aterramento com interfaces dos transceptores.

Entre outras.

APLICAÇÕES

A fibra veio tomando o seu lugar no mundo, várias empresas utilizam-na em diversos casos: Podemos aplicar a fibra óptica:

Na Medicina, como um sistema de monitoramento interno do corpo humano, e também o sistema de sensores com as fibras em diagnóstico e cirurgia. Esses sensores permitem, testar e acompanhar os processos biológicos dos pacientes em tempo real.

Aplicações militares, que incluem sistema de comunicação de voz e dados a baixa velocidade e sistemas de navegação e controle de mísseis ou torpedos guiados por cabos.

Rede Telefônica, que foi uma das primeiras aplicações das fibras corresponde aos sistemas de troncas de telefonia, interligando centrais de tráfego interurbano Os sistemas troncas exigem sistemas de transmissão de alta capacidade envolvendo distancias continentais. As fibras ópticas, com suas qualidades de grande banda passante e baixa atenuação, atendem perfeitamente a esses requisitos.

Cabos Submarinos: Os sistemas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com