TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxograma Maquina De Jato De Agua E Abrasivo Jateamento De Abrasivo

Ensaios: Fluxograma Maquina De Jato De Agua E Abrasivo Jateamento De Abrasivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  721 Visualizações

Jateamento abrasivo (português brasileiro) ou decapagem com jato abrasivo (português europeu) ou muitas vezes simplesmente jateamento (português brasileiro) ou decapagem mecânica (português europeu) é uma operação de tratamento de superfícies que consiste em propulsionar um fluxo de material abrasivo contra uma superfície em alta velocidade, de maneira a erodir uma superfície, tornar rugosa uma superfície lisa, dar formas a uma superfície, remover os contaminantes de uma superfície contaminantes ou martelar uma superfície metálica. O meio propulsor mais usado é o ar comprimido. Outro meio propulsor usado é a água.

O primeiro processo de jateamento abrasivo foi patenteado por Benjamin Chew Tilghman em 18 de Outubro de 1870 e servia para criar desenhos em pedras, sobretudo colocação de nomes em pedras tumulares.

Como método de preparação de superfícies apenas começou a ser usado a partir dos anos 30 do século XX, tendo apenas se tornado como método padrão a partir da segunda guerra mundial, quando a marinha americana concluiu que a pintura de um navio possuía uma durabilidade muito maior se a superfície fosse jateada (português brasileiro) ou decapada (português europeu) com jacto abrasivo.1 O Jateamento abrasivo (português brasileiro) ou Decapagem com jacto abrasivo (português europeu) é o método considerado mais eficiente e aquele que promove a melhor limpeza para posterior pintura em superfícies metálicas. Em certo tipo de revestimento (Tintas ricas em Zinco ou Metalização) é mesmo o único método de limpeza de superfícies admissível 2 3

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com