TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formatação Lógica

Exames: Formatação Lógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2014  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Formatação Lógica?

Formatação Lógica é a conversão de um disco para os padrões do S.O. Quando o disco é formatado para o formato DOS, por exemplo, cria-se uma estrutura que o DOS possa compreender e percorrer.

Ou seja, quem manda na formatação lógica é o S.O. E o disco acaba sendo “Propriedade” desse S.O.

Geração de Trilhas

O HD, é uma das partes mais importantes de um micro computador. Ele é responsável por armazenar todas as informações gravadas pelo usuário.

O modo que o HD utiliza para gravar essas informações é por Magnetismo. O eletroímã usado é extremamente pequeno e preciso, a ponto de gravar trilhas medindo menos de um centésimo de milímetro de largura.

Cada trilha recebe um número de endereçamento, que permite sua localização. O HD pode ter então 1584 setores por trilha na área mais externa dos discos e apenas 740 na área mais interna, por exemplo.

Testes de Superfícies

Um teste de Superfície é responsável por executar uma avaliação do desempenho do HD. Como sua velocidade e o seu rendimento durante o uso.

Alguns programas que fazem testes de superfície é o HD Tune, HDD Scan 3.0, Tuneup Utilities 2009, entre outros

Geração de Sistema de Arquivos

Um Sistema de Arquivos pode ser definido como um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permite ao S.O controle de acesso ao Disco Rígido.

Existem diversos tipos de Sistemas de Arquivos, desde o mais simples como o FATI6, que utilizamos em cartões de memória, até sistemas que incorporam recursos muito mais avançados: NTFS e FAT32.

Testes das cabeças de leitura e gravação

As cabeças são a relação de leitura e gravação aos meios físicos magnéticos em que os dados são armazenados em um HD.

A cabeça de leitura e gravação de um Disco Rígido funciona como um eletroímã sendo composto de uma bobina de fios que envolve um núcleo de ferro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com