TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Furador De Coco

Monografias: Furador De Coco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 2

O mercado de coco-verde tem crescido nos últimos anos com o aumento do consumo da água de coco. A água de coco concorre no mercado de refrigerantes e bebidas isotônicas, representando aproximadamente 1,4% desse consumo, estimado em mais de 10 bilhões de litros/ano. A pequena participação neste mercado dá a dimensão das possibilidades de crescimento do consumo da água de coco (EMBRAPA, 2007).

O coco verde pesa em torno de 1,5kg, quando bem padronizado chega a 2kg, possui cerca de 20% de água e 80% de casca. Em um carrinho ambulante de venda de cocos verdes, estima-se que caberá até no máximo 50 cocos verdes para venda diária de um comerciante (EMBRAPA, 2007).

Existem diversas maneiras para abertura do fruto do coqueiro, desde o uso de facão em aço inoxidável, até sistemas mecânicos mais ou menos automatizados ilustrado na figura 1. A abertura com facão é feita através de dois cortes: o primeiro, com facão comum, para retirada da parte extrema do mesocarpo; e o segundo com facão inoxidável para a retirada do tampo, para liberação da água ou ainda com um único facão de aço inoxidável executando então diversas vezes o mesmo movimento por várias horas, no que poderá acarretar num desgaste físico e consequentemente uma menor eficiência de trabalho¹.

Diante desta realidade, construir uma alternativa de furação de cocos verdes utilizando um protótipo manual para que os comerciantes ganhem tempo e oferta na abertura de coco verde como também diminuir o desgaste físico. A escolha do projeto originou-se a partir da ideia da construção de um protótipo mais econômico, higiênico e organizacional e no entendimento que com demasiado calor há vontade de se hidratar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com