TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fôrma De Madeira Para Concreto

Exames: Fôrma De Madeira Para Concreto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Sul de Santa Catarina

Construção Civil I

Fôrmas para estruturas de concreto

Um sistema de fôrmas é uma estrutura que atua no processo de moldagem e sustentação do concreto fresco até que o mesmo atinja resistência suficiente para suportar as cargas que lhe são submetidas. As fôrmas estão ligadas diretamente ao bom desempenho de uma estrutura.

Atualmente na construção civil as fôrmas de madeira são as mais utilizadas, dentre os materiais que podem compor um sistema de fôrmas, por apresentarem características que atendem as especificações com menor custo. Geralmente são compostas de madeira compensada, tábuas de pinus, sarrafos e pontaletes. O sistema de fôrmas deve suportar seu peso próprio, o peso do concreto armado e o tráfego de trabalhadores e equipamentos, essa carga total pode ser prevista em projeto. Portanto, as fôrmas devem ser confeccionadas de maneira adequada, travadas, niveladas e escoradas, para que a estrutura tenha um bom desempenho e não sofra deformações não previstas em projeto. De maneira geral temos dois tipos de sistema de formas de madeira: A tradicional e a racionalizada. A tradicional seria o método mais comum e antigo, usando pregos para fixação, escoras e gravatas de madeira, sendo confeccionadas no canteiro de obras e não usando nenhum acessório metálico. Desta forma a montagem e a desforma fica mais trabalhosa e demorada. O outro método, racionalizado, seria mesclar o uso da madeira com acessórios metálicos. Usando a madeira compensada para caixaria das vigas e assoalho da laje. O escoramento e travamento seriam com acessórios metálicos. Para escoramento da laje e vigas pode-se usar as escoras metálicas que possuem um custo inicial elevado, porém podem ser reutilizadas em futuras obras, pois é fabricada de um material durável. O travamento das vigas e pilares pode-se usar os parafusos metálicos que possuem um fácil manuseio, também fabricado de um material durável podendo ser reutilizado em futuras obras.

Para escolher o tipo de sistema que irá executar uma devida obra, devem-se analisar quatro parâmetros: Número de reutilizações previstas – consiste em saber se a forma dos pavimentos se repete, assim tendo um aproveitamento maior dos materiais usados na execução. Superfície desejada do concreto – muitas construções deixam o concreto aparente, então se deve escolher uma forma que consiga deixar o concreto liso e bonito, evitando gasto com restauração. Cronograma da obra – conforme o prazo da obra é vantajoso escolher um método mais caro, porém com execução rápida. Tipo de estrutura – dependendo do tipo da estrutura alguns sistemas de fôrmas não se encaixam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com