TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRACE - Gravity Recovery and Climate Experiment

Por:   •  29/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Diagnóstico E Controle De Impactos Ambientais

PROGRAMA GRACE

Nome: Charles Adolfo Tomazini

PROGRAMA GRACE

O programa GRACE (Gravity Recovery and Climate Experiment) é composto pelo uso de dois satélites, na mesma órbita, equipados com retrorreflectores a laser e tem como objetivos a obtenção de medidas precisas do campo gravitacional da terra bem como sua variabilidade

A partir dos dados do GRACE podem ser feitas diversas pesquisas, como controle de secas, controle de cheias e uso de águas subterrâneas. No caso da pesquisa sobre uso de águas subterrâneas, o sistema GRACE é capaz de identificar mudanças sutis no do campo gravitacional terrestre e, com isso, mapear mudanças nas quantidades de água doce contidas em aquíferos. Dessa forma é possível controlar o uso indevido dos reservatórios de água e garantir que as reservas não sejam extintas.

Da mesma maneira, os dados podem ser utilizados de forma a mapear locais com riscos de secas. A NASA providencia informações mensais e integradas sobre as variações de armazenamento de água em todos os componentes do balanço hídrico de superfície e subsuperfície. Como o GRACE mede a variabilidade total do armazenamento de água, é possível manter uma série temporal que caracteriza a variabilidade da região. Dessa forma é possível estimar quanta água é necessária a ser adicionada ao armazenamento para retornar os níveis de água a situação “normal” da região e recuperar-se de uma seca.

No caso dos estudos de impactos ambientais, o GRACE pode ser muito útil para controlar o uso dado a reservatórios naturais de água doce. Isso pode permitir um uso mais racional, ou até mesmo uma análise de viabilidade do uso das águas de um reservatório. Não obstante, o uso das informações do programa GRACE possibilita uma análise mais sucinta dos impactos causados por desmatamentos ou uso inadequado do solo.


BIBLIOGRAFIA

Grace – Gravity Recovery & Climate Experiment –

Site: https://grace.jpl.nasa.gov/mission/grace/

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (212.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com