TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUIA PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Trabalho Escolar: GUIA PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 9

GUIA PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

[Este é um guia resumido com as principais regras e normas técnicas da ABNT nr. 14724 (principal) e demais 6023, 6024, 6027 e 6028, para a elaboração de trabalhos científicos]

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO

Capa (plástico ou capa dura) - Deverá conter na ordem: Nome da instituição, Unidade, Nome do Curso, Autor(es), Título do trabalho, Cidade – UF, Ano;

Lombada (obrigatório): é a lateral que une a capa e a contracapa. Deve conter o nome da instituição e o título do trabalho (só para casos de encadernação em capa dura).

Folha de Rosto (obrigatório) - Deve conter os elementos da capa, incluindo nome do orientador, quando houver e também os dizeres: “Trabalho de Conclusão do Curso de ........................................ da Universidade Anhanguera de São Paulo”.

Ficha Catalográfica (obrigatório): traz a descrição bibliográfica de uma obra e deve aparecer no verso da folha de rosto.

Folha de Avaliação (obrigatória): deve conter várias informações sendo obrigatório o nome e a titulação dos professores, coordenador e orientador do TCC, havendo banca examinadora acrescentar o nome dos convidados. Deve aparecer logo após a folha de rosto. Veja o exemplo.

Importante: No ato da entrega do TCC, o aluno/grupo deverá ter uma via avulsa desta folha, para que seja protocolada pelo bibliotecário ou professor que receber o trabalho.

Agradecimentos (opcional);

Dedicatória (opcional);

Resumo (obrigatório): apresentação concisa dos pontos relevantes do conteúdo e das conclusões do trabalho. Deve ser redigido em terceira pessoa do singular, com o verbo na voz ativa, compondo-se de uma sequência corrente de frases e não de uma enumeração de tópicos, além de possuir entre 150 e 500 palavras. Deve-se evitar o uso de parágrafos no meio do resumo, bem como de fórmulas, equações, diagramas e símbolos, optando-se, quando necessário, pela trancrição na forma extensa. Não deve incluir citações bibliográficas. Antes do título, identificar o autor segundo as normas da ABNT seguido do seu trabalho. Ao final, incluir as principais (4 ou 5) palavras chave do texto.

Resumo em Língua Estrangeira – Abstract (obrigatório): versão do resumo em língua estrangeira, na maioria das vezes em inglês.

Sumário (índice - obrigatório) - É a "numeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem que a matéria nele se sucede (ABNT- BNR 6027). Os títulos e subtítulos devem ser colocados em ordem, junto com a indicação da página inicial correspondente.

Introdução (obrigatório) - Apresentação do problema investigado e seu relacionamento com outros trabalhos, formando os antecedentes que justificam a pesquisa. Deve incluir a formulação de hipóteses, delimitações do assunto e os objetivos propostos.

Considera-se uma boa introdução, aquela que possibilita ao leitor uma visão clara do que será desenvolvido nos capítulos que darão forma ao trabalho.

Assim, a confecção da introdução deve ser o primeiro trabalho de escrita propriamente dita, do autor e que ocorre logo após o mesmo ter coletado a maior parte das informações, isto é, em especial a pesquisa bibliográfica (fichada).

Importante: A numeração de páginas é colocada, a partir da primeira folha da parte textual (Introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior. Porém atentar que todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. Portanto, normalmente o número da página da Introdução deve ser por volta da página 4, 5 ou até superior.

Corpo do Trabalho (Desenvolvimento) – É a fase de fundamentação lógica do tema. Deve ser organizado em divisões e seções, que variam em função da natureza do assunto tratado. Neste momento, o autor desenvolve os temas que fundamentarão seu trabalho. Cada tema de interesse, será tratados em um capítulo, possibilitando o aprofundamento dos temas e subtemas componentes do trabalho. Cada capítulo gerado neste ítem conterá a exposição ordenada e pormenorizada do assunto.

Importante: 1) Todos os parágrafos devem se iniciar com distaciamento da margem.

Exemplo:

Todo o trabalho desenvolvido pelo autor leva em consideração, sempre, o objetivo do trabalho. O objetivo como visto é transformado em um problema dando origem .....

2) A quantidade mínima de páginas de um TCC varia de acordo com a Instituição. Em geral recomenda-se para um trabalho de Graduação o mínimo de 60 e para Pós-Graduação de 80 páginas.

3) O texto deve ser digitado utilizando o formato “justificado”.

 Citações:

 De acordo com a ABNT (NBR 10520) a citação é: “menção, no texto, de informação extraída de outra fonte”. Ela é muito importante, pois ajuda a justificar suas argumentações. Só devemos cuidado para que as citações realmente sejam necessárias ao nosso trabalho, para que não pareça ao nosso leitor que somente queremos aumentar o número de páginas.

Assim como as referências também há normas para este elemento do trabalho científico:

1) Nas citações do sistema numérico ou autor-data, as entradas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas, e quando estiverem entre parênteses devem ser em letras maiúsculas. Estas se subdividem em

a) Citação indireta - Exemplo

A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com