TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gases E O Som Da Ressonância

Trabalho Universitário: Gases E O Som Da Ressonância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

A partir do experimento e dos resultados obtidos é possível concluir que a mola fina é mais rígida que a mola grossa, esta teoria é intuitiva quando se pensa na “força” feita para esticar a mola fina, uma vez que essa é maior do que a força feita para esticar a mola grossa. Sabendo disso e da relação que a constante tem com a dureza da mola, o resultando encontrado é coerente, possível e permite dizer que a constante depende principalmente da natureza do material de fabricação da mola e de suas dimensões.

calorímetro. Ou seja, se acaso ocorre uma reação química dentro do calorímetro, o aumento ou a diminuição da temperatura se deve ao calor consumido ou desprendido da reação. Se amostras de uma mesma substância, mas de temperaturas diferentes são adicionadas ao calorímetro, a diferença de temperatura se deve ao processo de equilíbrio térmico que ocorre entre as amostras.” (3)

Quando um sistema possui mudança de estado sólido para o líquido, a quantidade de calor que está sendo fornecida, não é para aumentar a temperatura, mas sim para fundir a substância. Enquanto não houver fundido toda a substância, a temperatura permanece constante. Ou seja, o calor fornecido está servindo para romper as ligações entre as moléculas em um sólido cristalino, por exemplo, gelo. Daí surge o conceito de calor latente de fusão que seria a quantidade de calor necessária para fundir completamente uma unidade de massa da substância quando ela estiver na temperatura de fusão.

Objetivo

Determinar o calor latente de fusão do gelo e também a capacidade térmica de um calorímetro a partir da troca de calor entre duas amostras de uma mesma substância.

Procedimento

Parte I: Primeiramente, ferveu-se um determinado volume de água, a quantidade exata do líquido nessa parte do experimento não é necessária, pois a intenção é observar a diminuição de temperatura em função do tempo de duas maneiras. Na primeira observação, um béquer de 400 mL e destampado é preenchido com o volume desconhecido de água. A água é aquecida com o auxílio de ebulidor até que atinja 100ºC (seu ponto de ebulição), temperatura essa que é medida durante o aquecimento por um termômetro simples. Na segunda observação, a água fervente é colocada em um calorímetro, aparelho que foi montado a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com