TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identifique quais os gases que compõem a atmosfera e suas respectivas concentrações

Ensaio: Identifique quais os gases que compõem a atmosfera e suas respectivas concentrações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  Ensaio  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  1.387 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 2

Identifique quais os gases que compõem a atmosfera e suas respectivas concentrações (porcentagem no ar). Descreva pelo menos uma aplicação de cada gás.

Nitrogênio (N2) – 78,084%

Oxigênio (O2) – 20,948%

Argônio (Ar) – 0,934%

Gás Carbônico (CO2) – 0,031%

Metano (CH4) – 0,0002%

Kriptônio (Kr) – 0,000114%

Hidrogênio (H2) – 0,00005%

Xenônio (Xe) – 0,000087%

Nitrogênio: É o gás presente em maior quantidade na atmosfera terrestre (78%). É uma substância fundamental para a vida na Terra, pois o nitrogênio entra na composição das proteínas, principal componente dos organismos vivos.

Oxigênio: É o gás de fundamental importância para os processos vitais de nosso planeta. O oxigênio é utilizado na respiração da maioria dos seres vivos. Pela respiração os seres vivos produzem a energia necessária para manter os seus sistemas vitais. Há ainda o gás hidrogênio (H2) e outros gases ditos nobres.

Gás Carbônico: Este está presente no ar atmosférico em proporção muito pequena, mas imprescindível para a vida no planeta. O gás carbônico é utilizado pelas plantas e algas microscópicas (seres clorofilados) no processo da fotossíntese, quando parte da energia solar (luminosa) é transformada em energia química que circulará por todos os ambientes nas cadeias alimentares.

Argônio: este é o gás nobre mais abundante em nosso planeta, pertence á classe dos gases inertes que não participam de reações químicas. A maior quantidade de gás argônio se encontra na mistura gasosa do ar atmosférico, constitui 0,93% do volume do ar que respiramos.

Neônio: quando misturado ao seu vizinho argônico, dá origem a válvulas para raios-X. Se torna muito útil em laboratórios na forma de detector de íons. As pequenas lâmpadas de sinalização usadas em aparelhos elétricos e eletrônicos contêm gás neônio em sua composição. Nos sensores ultra-sensíveis de infravermelho, o neônio é usado na forma líquida.

Hélio: O gás hélio é usado para o enchimento de balões e como líquido refrigerador de materiais supercondutores. Outra aplicação é como gás engarrafado, utilizado por mergulhadores de grande profundidade.

Metano: O metano (CH4) é um gás que não possui cor (incolor) nem cheiro (inodoro). Considerado um dos mais simples hidrocarbonetos, possui pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar, torna-se altamente explosivo.

O metano é produzido através dos seguintes processos naturais:

- Decomposição de lixo orgânico;

- Digestão de animais herbívoros;

- Metabolismo de certos tipos de bactérias;

- Vulcões de lama;

- Extração de combustíveis minerais (principalmente o petróleo);

- Aquecimento de biomassa anaeróbica.

Kriptônio: • A unidade fundamental de comprimento no Sistema Internacional, o metro, foi originalmente definida como a décima milionésima parte do comprimento de um quadrante da circunferência polar da Terra e, posteriormente, como o comprimento de uma barra padrão de liga de platina e irídio. Em 1960, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com