TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerador De Van Der Graaff

Casos: Gerador De Van Der Graaff. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

O físico americano Robert Jemison Van de Graaff inventou o gerador Van de Graaff em1931. O dispositivo, que leva seu nome, tem a capacidade de produzir voltagens extremamente altas, até 20 milhões de volts. Van de Graaff inventou o gerador para fornecer a alta energia necessária para os primeiros aceleradores de partículas.

2. ESQUEMA DE FUNCIONAMENTO DO GERADOR:

No interior do Gerador de Van de Graaff, a correia móvel está acoplada a uma roldana de plástico,quando o motor aciona a roldana, a correia fricciona a roldana de plástico, transferindo cargas negativas para ela. Enquanto o motor continua a acionar a roldana, as cargas negativas na roldana acumulam-se e induzem cargas positivas na escova de metal de forma afiada. O campo elétrico, entre a roldana e a escova, aumenta e o ar à volta da Escova Ioniza-se. As cargas positivas das moléculas de ar são repelidas da escova e transferidas para a superfície da correia. Estas cargas positivas são a seguir transportadas para dentro da cavidade da Esfera de Metal, que se chama Abóbada, e transferidas, a partir da escova de metal de forma afiada, para a abóbada esférica, através da Ionização do ar. Este processo permite acumular uma grande quantidade de cargas positivas na superfície da abóbada esférica e o seu potencial aumenta.

Quando o Bastão de Metal é colocado perto da Esfera de Metal se a diferença de Tensão entre o bastão de metal e a esfera de metal chegar a atingir 30,000 Volts por centímetro de ar seco, uma corrente flui da Esfera de Metal para o Bastão de Metal, através do ar seco, podendo ver-se as correspondentes faíscas.

3. RIGIDES DIELETRICA

A rigidez dielétrica de um certo material é um valor limite de campo elétrico aplicado sobre a espessura do material (kV/mm), sendo que, a partir deste valor, os átomos que compõem o material se ionizam e o material dielétrico deixa de funcionar como um isolante.O valor da rigidez dielétrica depende de diversos fatores como:

 Temperatura.

 Espessura do dielétrico.

 Tempo de aplicação da diferença de potencial

 Taxa de crescimento da tensão.

 Para um gás, a pressão é fator importante.

4. QUEBRA DA RIGIDEZ DIELÉTRICA DO AR

A Rigidez Dielétrica do ar é quebrada quando a tensão atingir 30 kV/cm quando o ar estiver seco, esse valor diminui conforme a umidade do ar aumenta.

5. BIBLIOGRAFIA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Van_de_graaf_generator.svg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerador_de_Van_de_Graaff

http://macao.communications.museum/por/exhibition/secondfloor/moreinfo/2_3_7_VanGraafGenerator.html

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfSWUAE/gerador-van-graaff

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rigidez_diel%C3%A9trica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com