TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Aula Pratica O Gerador De Van Der Graaff

Casos: Relatório De Aula Pratica O Gerador De Van Der Graaff. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A primeira aula prática foi voltada para o conhecimento do nosso ambiente de trabalho. Foi mencionado durante a mesma sobre um equipamento denominado manômetro que é um instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados. Foram dados algumas curiosidades como a rugosidade de determinados tubos, para a diminuição de pressão. O principal tema abordado foi o gerador de Van der Graaff,que através do exposto a seguir , vamos compreender melhor sobre a finalidade deste equipamento.

Relatório de aula pratica

O gerador de Van der Graaff

O gerador de Van der Graaff, é um equipamento eletrostático que foi inventado pelo engenheiro Robert Van der Graaff, Por volta de 1929.O gerador é composto por um motor, duas polias, uma correia ou cinta, duas hastes ou terminais feitos de finos fios de cobre e uma esfera oca onde se acumula a carga transportada pela cinta. Como mostra a ilustração abaixo.

A figura representa, Um condutor metálico oco A de forma aproximadamente esférica, está suspenso por suportes isolantes de plástico, atornilados em um pé metálico C conectado a terra. Uma correia ou cinta de borracha (não condutora) D se move entre duas polias E e F. A polia F é acionada mediante um motor elétrico. Duas hastes G e H são feitos de fios condutores muito finos, estão situados a altura do eixo das polias. As pontas das hastes estão muito próximas porem não tocam a cinta.

E trabalha da seguinte maneira; A correia eletrizada transporta as cargas até o interior da esfera metálica, Onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para superfície externa da esfera, O motor movimenta uma correia isolante que passa por duas polias, uma delas acionada por um motor, a segunda polia encontra-se dentro da esfera metálica oca; Através de pontas metálicas, as cargas são transportadas continuamente pela correia e se acumulam na esfera.

Conclusão

Pode-se concluir que o gerador de Van de Graaff, que é constituído essencialmente por uma correia de material isolante, que gira sobre duas polias: a inferior é ligada a um motor e a superior fica no interior de uma cúpula metálica. Ligada internamente à cúpula, há uma ponta metálica. A Cúpula pode atingir um potencial elétrico muito elevado, por isso, o gerador é utilizado em pesquisar para acelerar partículas atômicas e bombardear núcleos atômicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com