TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerador van de Graff

Resenha: Gerador van de Graff. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho que teve como objetivo gerais analises a partir de mostrar como funciona um campo elétrico sobre uma tensão com um gerador de Van de Graff, estimulando eletrodos diferentes e observar seu funcionamento. Observar os formatos diferentes das linhas de forças entre os conjuntos de eletrodos, verificar o comportamento do campo elétrico, condutores e isolantes. condutores aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele como, por exemplo, o ferro. Isolantes elétricos, também conhecidos como dielétricos, são materiais cujas cargas elétricas não conseguem se mover livremente.

Introdução Teórica

O gerador de Van de Graff tem sua funcionalidade pelo processo de eletrização por atrito. A eletrização por atrito ocorre quando você atrita dois corpos de materiais diferentes, e, um passa cargas elétricas para o outro, ficando ambos com cargas diferentes. Temos também o processo de eletrização por contato e indução. A eletrização por contato ocorre quando um corpo eletrizado se aproxima de outro (condutor) e, este passa algumas cargas para o condutor, ficando ambos com cargas de mesmo sinal. E, na eletrização por indução, um corpo apenas se aproxima de outro, sem tocá-lo. Com essa aproximação, o corpo induz uma polarização no outro, que se eletriza com carga de sinal oposto.

O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas. Um tema importante e o poder das pontas que é a capacidade dos corpos eletrizados de se descarregarem pelas pontas, fazendo com que as cargas elétricas entram e saia com facilidade em lugares pontiagudos, como os para raios.

O para raio é um condutor metálico que capta as descargas elétricas atmosféricas e as desvia para o solo a fim de evitar danos geralmente a edifícios. Os para raios são ligados por um fio condutor de cobre na terra, sua função básica é proporcionar um caminho seguro para a descarga elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com