TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerador De Van De Graff

Ensaios: Gerador De Van De Graff. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  3.981 Palavras (16 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Bruna Siriaco Guimarães 24953

Flávia Almeida Silva 24967

Karine Sayuri Murakami 24970

Paula Mariane Moreira 24978

EXPERIMENTO 7: Reflexão e refração.

Relatório apresentado ao curso de Física Licenciatura Plena na disciplina de Laboratório-B, supervisionado pelo professor Dr. Carlos Henrique Portezani.

Dourados-MS

(12 de novembro de 2013)

1- INTRODUÇÃO

Segundo Resnich;Halliday(1996) Na historia da Física, grandes cientistas dedicaram-se ao estudo das ondas entre eles:Cristian Huygens (1629-1695), Robert Hooke (1635-1703), Isaac Newton (1643-1727),Hertz (1857-1894), Guglielmo Marconi (1874-1937), Doppler (1803-1853). Graças às ondas é que existem muitas das maravilhas do mundo moderno, como a televisão, o rádio, as telecomunicações via satélite, o radar, o forno de micro-ondas entre outras.Cuba de ondas é um recipiente com um fundo de vidro, que em seu interior é introduzido uma lamina de liquido, a onde irão ser produzidas ondas mecânicas (utilizando-se de um vibrador) , essas ondas são projetadas (utilizando um retroprojetor) sobre uma superfície, exemplificando os tipos de ondas e algumas leis da reflexão, da refração e da difração.

Onda: É o movimento de um (ns) pulso(s) (perturbação) em um meio elástico e/ou uma perturbação transmitida através do vácuo ou de um meio gasoso, líquido ou sólido com velocidade constante. Pode-se ser de três tipos em relação ás dimensões: - unidimensionais: quando a onda se propaga em uma única direção (exemplo: são as ondas em cordas); - bidimensionais: quando a onda se propaga através de um plano (exemplo: são as ondas em meios líquidos); - tridimensionais: quando a onda se propaga em todas as direções (exemplo: a explosão de uma granada).

Tipos de Ondas:

- Ondas Circulares: são ondas que se propagam na direção radial e tendo o seu sentido de dentro para fora, e se movimenta apenas na superfície da água. O comprimento de onda está indicado na figura 1 pela letra λ.

Figura 1: representação de ondas circulares.

- Ondas Retas: são ondas que se propagam na direção paralela ao gerador de ondas e seu sentido é de afastamento (em relação ao gerador de ondas). O comprimento de onda está indicado na figura 2 pela letra λ.

Figura 2: representação de ondas retas.

Tanto na figura 1 quanto na figura 2 franjas formadas nas regiões claras da superfície da água são caracterizadas como cristas que atuam com lentes convergentes e tendem a focalizar a luz e as escuras como vales que atuam como lentes divergentes e tendem a dispersar a luz.

Reflexão de Ondas:

-Reflexão em Espelhos Planos:

Para espelhos planos temos que a distância imagem, q, é igual em valor absoluto à distância objeto, p figura 3.

Figura 3: formação de imagens em espelhos planos.

Lei da Reflexão:

As leis da reflexão da luz são: primeira lei diz que o raio refletido (r) e o raio de incidência (i) são coplanares; e a segunda lei diz que o ângulo de incidência (i) é igual ao ângulo de reflexão (r), ou seja, são congruentes, figura 4.

Figura 4: lei da reflexão: i=r.

Exemplificação do comportamento de uma frente de ondas quando esta incide sobre uma barreira: é análogo ao do raio da luz em uma superfície polida. Quando a frente de ondas incide em uma direção à barreira que é colocada inclinada em relação à cuba, ela é refletida em uma direção diferente tal que o ângulo da frente de onda que se aproxima (incidente) da barreira é igual ao ângulo em que a frente de onda reflete (reflexão).

ONDAS PERIÓDICAS / PERÍODO E FREQUÊNCIA

O gerador de pulsos emite uma quantidade de pulsos sucessivos, em intervalos de tempo iguais a T. Quando o gerador de pulsos faz isso, repete seu movimento uma vez em cada intervalo de tempo T. Tal movimento se denomina periódico, e o intervalo de tempo, período. As ondas assim produzidas são denominadas ondas periódicas.

A quantidade de vezes que este movimento se repete na unidade de tempo é a frequência, f.Como consequência das definições de período e frequência temos que a frequência éo inverso do período e vice-versa:

f= 1/ T ou T = 1/f

Unidade de frequência – SI U (f) = 1 ciclo / s = 1 hertz (1 Hz)

. VELOCIDADE DA ONDA

A velocidade v da frente de onda é constante para cada meio e é dada pelo produto da frequência, f, pelo comprimento de onda, , ou seja:

V = λ.f

Como f = 1 / T, obtemos também a relação:

V =λ / T.

-REFRAÇÃO

Quando um feixe de luz incide obliquamente na superfície de separação entre dois

Meios transparentes, muda de direção, apresentando velocidade da luz diferente do primeiro meio.Enunciado da Lei de Snell Descartes: "A razão entre o seno do ângulo de incidência (ѳ1) e o seno do ângulo de refração (ѳ2) é constante e esta constante é igual ao índice difração relativo n21, para um dado comprimento de onda".

2- OBJETIVO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com