TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De TI

Exames: Gestão De TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2014  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1) Suponha que você seja um gerente e seja forçado a utilizar tecnologia da informação para ganhar uma vantagem competitiva em um mercado importante para sua empresa. Que objeções você poderia ter em relação a fazer isso? Por quê?

Pelo enunciado da questão, suponho que o gerente em questão não seja da área de tecnologia da informação, caso contrário não caberia forçá-lo a utilizar a tecnologia da informação. Sendo assim, as objeções surgiriam pelo fato de não conhecer com a profundidade necessária as melhorias que a informatização poderia agregar aos processos de trabalho da área em que atua e as consequentes transformações dos produtos e serviços resultantes. Daí surge a objeção, que creio ser óbvia, em relação ao custo da informatização face ao nem sempre certo retorno do investimento realizado.

Questão 2) Como uma empresa poderia utilizar tecnologia da informação para aumentar os custos de troca e reter seus clientes e fornecedores? Forneça exemplos concretos de empresas em apoio às suas respostas.

O uso da tecnologia da informação é importante ferramenta para implementação de estratégias competitivas, entre as quais inclui-se o aumento do custo de troca. Isso pode ser feito com o desenvolvimento de sistemas ou soluções baseadas em tecnologia da informação que agreguem elevado valor aos seus usuários, chegando mesmo a criar dependência. Nos últimos anos surgiram alguns exemplos dessa estratégia entre os quais ressalto a dominância de produtos Apple no segmento de smartphones e computadores pessoais voltados para trabalhos gráficos. A despeito do alto custo desses produtos em relação a similares concorrentes, criou-se uma legião de fãs da marca que fazem fila em frente às lojas em dias de lançamentos. A estratégia da empresa, além do desenvolvimento de produtos de alta qualidade, praticidade e estética notáveis, envolveu o aguçamento do instinto de desejo no inconsciente coletivo dos consumidores. O buscador da Internet do Google é outro típico exemplo de produto com alto custo de troca, o que acabou por torná-lo referência no assunto.

Questão 3) Como uma empresa pode aproveitar seu investimento em tecnologia da informação para constituir uma plataforma estratégica de TI que funcione como uma barreira ao ingresso de novos concorrentes em seus mercados?

A tecnologia da informação poderá sempre ser utilizada para o aperfeiçoamento e melhoria de processos de trabalho em diversas atividades empresariais e com isso se obtém o fôlego necessário ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, criando-se um ciclo virtuoso e que irá também proporcionar melhores chances no aproveitamento de oportunidades futuras.

Questão 4) Que tipos de funcionários são mais prováveis de serem substituídos pela tecnologia da informação? Como você mediria a extensão do desemprego criado pela implantação da TI?

A força de trabalho afetada pela introdução da tecnologia da informação depende do tipo de negócio ou indústria em análise. Pode-se imaginar o impacto devastador que o correio eletrônico causou nas empresas postais ao redor do mundo, quando milhões de correspondência simplesmente deixaram de ser existir em meio físico e passaram a circular apenas em forma eletrônica, dispensando a entrega pessoal. Por outro lado, essa mesma indústria – serviços postais – se beneficiou da crescente demanda por entregas de produtos oriundos de milhões de transações de comércio eletrônico que baseiam-se fundamentalmente em tecnologia da informação e comunicação. Em resumo, portanto, se por um lado empregos são extintos, outros são criados com o uso da tecnologia da informação nos mais diversos ramos de atividade comercial e empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com