TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De TI

Casos: Gestão De TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Negociação e Conflitos

Curso: Gestão de TI

1. De acordo com a visão tradicional, os conflitos são o resultado de comportamentos de alguns indivíduos indesejáveis; sendo que o conflito está associado à cólera, à agressividade, à batalha física e verbal, à violência, a sentimentos e comportamentos essencialmente negativos e prejudiciais ao grupo e à organização.

É evidente que muitos conflitos têm efeitos negativos e prejudiciais, mas esta perspectiva é muito superficial, limitada e mesmo, inadequada.

De acordo com a visão actual, é reconhecida a utilidade de um certo grau de conflito para a vitalidade das organizações e dos grupos; isto porque por muito grande que seja a compatibilidade entre as pessoas de um grupo, haverá sempre momentos em que os pensamentos, necessidades, aspirações de cada um chocam – mas O FACTO DE OS CONFLITOS FAZEREM PARTE DA VIDA (são inevitáveis) NÃO SIGNIFICA QUE SEJAM DESTRUTIVOS OU PREJUDICIAIS.

Assim, as ideias inovadoras são, quase sempre, consequência de pontos de vista conflituosos que são partilhados e discutidos abertamente. O desacordo aberto pode proporcionar uma maior exploração de sentimentos, de valores, atitudes e pontos de vista, favorecendo a expressão individual e a busca de melhores decisões ou soluções.

Como na vida, também nas empresas existe O conflito organizacional.

Diante do artigo que encontramos acima e de nossas discussões sobre negociação e conflito nas organizações, pode-se afirmar que conflitos gerados dentro de uma organização podem vir a ser benéficos para empresa e colaboradores? É possível ocorrer o “ganha-ganha”. Justifique sua resposta, de forma fundamentada, utilizando de 10 a 13 linhas. (3,0 pontos)

É possível sim transformar o conflito dentro da organização em uma situação de ganha-ganha. Importante observar que conflitos são parte natural da vida, e não há como evita-los, então temos que encontrar uma maneira de inovar, com os diversos pontos de vista disponíveis dentro da organização. É importante encontrar um ponto de convergência entre as partes envolvidas, um objetivo comum ao qual os envolvidos possam ceder. No caso das organizações entendo que quando há o conflito, o mesmo acontece pois colaboradores estão em uma discussão tentando encontrar uma solução que ajude a empresa a atingir os seus objetivos, isso deve ser levado em conta, as diversas opiniões devem ser ouvidas. Conforme SENGE, 1999 “O fluxo livre de ideias conflitantes é crucial para o pensamento criativo, para a descoberta de novas soluções que nenhum individuo teria conseguido isoladamente.”

2. Vimos em nosso material didático que as características de um negociador perpassam por peculiaridades técnicas e comportamentais. Ao analisarmos a cômica charge abaixo e fazendo uso de nossos estudos utilizando a teoria dos jogos como base, simule a seguinte situação: Sendo você o negociador do conflito gerado entre os personagens, especifique duas ações necessárias para a resolução deste conflito. Justifique sua resposta de forma fundamentada, utilizando de 10 a 15 linhas. (3,0 pontos)

Conforme o material estudado é importante destacar que a conclusão final é que é melhor fazer o que é bom para o grupo, do que fazer o melhor para o indivíduo. Conclui-se que o ser humano normalmente busca o que é melhor para si, em detrimento do coletivo, como no dilema dos prisioneiros. É importante, no caso apresentado no quadrinho, que se encontre um objetivo em comum que possa ser alcançado. Nem sempre haverá um objetivo em comum, ainda assim é importante encontrar meios de ampliar os objetivos, gerando a intercessão do que é almejado pelas partes envolvidas com o intuito de que todos saiam ganhando. Outro ponto interessante seria utilizarem uma linguagem simples e acessível, adequando o que querem dizer à realidade do interlocutor, no caso reduzindo a grande quantidade de voltas e rodeios, que pode dificultar o entendimento e a facilidade de chegar a um ponto em comum, algo fundamental para se resolver o conflito.

3. A partir dos estudos realizados sobre conflito organizacional, pesquise um case de conflito organizacional em jornais, revistas, livros ou internet. Transcreva-o para o espaço abaixo e em seguida faça uma análise de 10 a 15 linhas estabelecendo os seguintes itens: (4,0 pontos)

A) O objeto do conflito.

B) Identifique as partes nele envolvidas.

C) Depois indique o melhor caminho para a resolução do conflito através de duas estratégias de negociação que já tenhamos estudado em nosso material didático.

Na EBX, Eike perde executivo-chave

http://www.jornalcontabil.com.br/v2/Personalidades/312.html

O empresário Eike Batista, controlador do grupo EBX, começa o ano registrando uma baixa de peso. Paulo Gouveia, seu braço direito na holding que comanda cinco empresas MMX, MPX, LLX, OGX e OSX, deixou o grupo na semana passada e engrossou a lista de executivos a deixar o grupo. Gouveia acumulava até semana passada os cargos de diretor de corporate finance e de relações com os investidores na holding e tinha uma função estratégica. Fazendo as vezes de um banco de investimento na holding, era ele quem negociava aquisições, vendas de participações, aberturas de capital e projetos estratégicos para as empresas do grupo. Foi ele, por exemplo, que negociou a entrada dos chineses da Wuhan na MMX no ano passado.

Conhecido por remunerar regiamente seus executivos - a despeito de algumas disputas -, Batista pode estar sendo vítima do próprio modelo que criou. Depois de colocar um bom dinheiro nos bolsos, os executivos, com a vida financeira resolvida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com