TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização: Definição

Pesquisas Acadêmicas: Globalização: Definição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 9

Globalização: Definição

A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração económica, social, cultural, política, que foi impulsionada pela redução dos custos dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenómeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais ou desenvolvidos cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspetos económicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acentuado da concorrência.

Transportes

Uma economia global só se tornou possível com o progressivo desenvolvimento dos transportes de pessoas e mercadorias. Existem atualmente transportes em grande variedade e quantidade, ao contrário do que acontecia antigamente. O que permitiu em algumas horas, viajar de um lado ao outro do planeta com custos cada vez mais reduzidos.

A importância dos meios de transporte é enorme: através deles, as pessoas podem aproximar-se facilmente e as trocas comerciais são beneficiadas e facilitadas.

Para além disso, os Transportes são empregadores de uma grande quantidade de pessoas, tendo, por isso, uma grande importância como sector empregador.

Com o passar do tempo, mais transportes vão aparecendo, sendo estes cada vez mais avançados a diversos níveis.

Concluindo, os transportes foram importantes para a globalização, pois tornaram o Globo cada vez mais próximo, pois os quilómetros deixaram de ter importância, pois o que interessa atualmente é o tempo despendido para chegar a um local.

Meios de comunicação

Hoje em dia, o telefone móvel, as comunicações por cabo ou satélite e principalmente os computadores e a internet permitem, em espaços de minutos/segundos, contactos áudio e vídeo entre pessoas em qualquer ponto do mundo.

Estes novos meios de informação/comunicação, estabelecidos à escala mundial, forneceram igualmente a noção de um novo espaço, um espaço virtual, que já não se mede pelas usuais dimensões do espaço físico. Em muito pouco tempo, qualquer um pode consultar informação, aceder à sua conta bancária, realizar reuniões online, gerir os seus negócios, conversar com amigos ou família, procurar distração, etc., sem a necessidade de se deslocar.

Concluindo, os meios de comunicação permitiram que os países e indivíduos comunicassem entre si, sem a necessidade de se deslocar e as pessoas soubessem informações de qualquer canto do mundo em tempo real.

Integração Económica de Portugal

A crescente Globalização permitiu que os países se interligassem mais uns com os outros e com isso o comércio internacional tem vindo a aumentar. Este comércio entre países deu a necessidade de os países formarem integrações económicas, em que conseguissem de uma forma mais livre realizar trocas comerciais entre si. Vendo isto, Portugal também sentiu a necessidade de se integrar com o resto do mundo, neste caso mais específico com a Europa.

Integração económica

O processo de integração económica é um conjunto de medidas que tem como objetivo promover a aproximação e a união entre as economias de dois ou mais países. Geralmente essas medidas começam com reduções tarifárias aplicadas ao comércio entre os países que fazem parte do processo de integração; o segundo passo é reduzir as restrições não-tarifárias, ou seja, barreiras que limitam o intercâmbio.

Portugal e a EFTA

Portugal entrou para a EFTA (organização europeia) em 1960. Portugal juntamente com os outros países conseguiu defender os seus interesses económicos através da criação de uma Área de Comércio Livre. Nesta Área de Comércio Livre, os produtos importados de estados-membros não estavam sujeitos ao pagamento de impostos aduaneiros, o que naturalmente serviu para fomentar as trocas internacionais no espaço desses países.

Adesão de Portugal à CEE

Portugal é membro da CEE (Comunidade Económica Europeia), atual União Europeia, desde 1 de Janeiro de 1986, após ter apresentado a sua candidatura de adesão a 28 de Março de 1977 e ter assinado um acordo de pré-adesão a 3 de Dezembro de 1980.

A Comunidade Económica Europeia (CEE) foi uma organização internacional criada por um dos dois Tratados de Roma de 1957(em vigor desde 1958), com a finalidade de estabelecer um mercado comum europeu.

Um mercado comum é a união aduaneira com políticas comuns de regulamentação de produtos e com liberdade de circulação destes três fatores de produção (terra, capital e trabalho).

Passagem da CEE para EU

A CEE, através do Tratado de Maastricht, assinado em Fevereiro 1992, instituiu a UE (União Europeia), que entrou em vigor em Novembro de 1993. A União Europeia (UE) é uma união económica e política de 28 Estados-membros independentes situados principalmente na Europa. Assim sendo, Portugal passou a integrar até hoje a U.E.

União Económica e Monetária

A União Económica e Monetária (UEM) é um acordo entre nações europeias que partilham uma moeda única, o euro, e uma única política económica que impõe condições de responsabilidade fiscal. A UEM foi implantada através do Tratado de Maastricht, onde Portugal em 1999 obteve as condições necessárias para adotar o euro e até hoje é a moeda nacional do país.

Estratégia 2020

Europa 2020 designa a estratégia de crescimento para a União Europeia de 2010 a 2020. Foi apresentada pela Comissão Europeia com o título “EUROPA 2020 – Estratégia para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo” a 3 de Março de 2010 com o objetivo primário de revitalizar a economia da União Europeia. Um outro objectivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com