TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança De TI

Ensaios: Governança De TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

01) O que é Governança Corporativa e qual o seu objetivo?

É uma prática de gestão com o intuito de priorizar a transparência na gestão empresarial em relação ao aumento da rentabilidade e à redução de riscos para os investidores da empresa, garantido o retorno de seus investimentos através da adoção de códigos de boas práticas de gestão.

Seu objetivo é criar mecanismos eficientes de gestão, monitoramento e controle para garantir que as decisões dos executivos e os processos empresariais estejam alinhados com os interesses dos proprietários e/ou acionistas.

02) O que é a Governança de TI e suas justificativas?

São práticas de gestão de TI desenvolvidas para garantir o alinhamento de TI às iniciativas de Governança Corporativa. Suas justificativas ou linhas de ação são: o objetivo de propiciar insumos para o atendimento das especificações de Governança Corporativa e a melhoria dos processos de Gestão de TI (Gerenciamento de Serviços de TI).

03) A TI está alinhada com o negócio?

Não, existe um desalinhamento entre TI e negócio, devido aos seguintes fatores: a tecnologia avançou mais rapidamente do que o modelo de operações e gerenciamento de TI, a capacitação em TI tem se tornado mais técnica e menos estratégica e a alta gerência, média gerência, gerência operacional e áreas de produção não se comunicam corretamente. Decisões são tomadas e planos realizados sem o claro entendimento dos envolvidos.

----------------------------------------

01) Quais são os principais resultados obtidos com a pesquisa?

a) há um alinhamento com os processos básicos de negócio, porém, com mostras de dessincronias; b) a gestão está orientada para os sistemas de conformidade (ITIL, COBIT), mas sem otimização dos processos de negócio; c) a TI entrega as demandas básicas, porém sem estrutura para impor e usar as melhores práticas automatizadas; e d) a qualidade apresenta processos documentados, porém com falta de indicadores para o desenvolvimento dos negócios

02) O que é preciso para a TI dar velocidade e capacidade inovadora às empresas?

A TI deve ser administrada como são administrados os seus negócios: com processos, regras, metas e com parâmetros e métricas de controle mensuráveis para as várias unidades da empresa. Mas acima de tudo, tais elementos precisam ser bem documentados, automatizados e disseminados pelas unidades, segundo as melhores praticas do mercado.

03) Segundo a pesquisa, qual o modelo estrutural ou sistema de padronização de processos e atividades de TI mais adotado?

ITIL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com