TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança De TI

Monografias: Governança De TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

1.O que é ITIL?

É uma metodologia que foi criada com o objetivo de desenvolver as melhores práticas na gestão de TI em empresas públicas e privadas. O foco desse modelo é descrever os processos necessários para gerenciar a infraestrutura de TI de modo eficiente e garantir níveis de serviços acordados com clientes internos e externos. Alinhando a gestão da tecnologia com as necessidades de negócios da empresa utilizando o tripé: pessoas, processos e produtos de forma eficiente e econômica.

2. Por que usar o ITIL?

O ITL sugere o uso das melhores práticas para otimizar os recursos de TI, visando alinhá-los aos negócios gerando resultados importantes tais como: atuar como foco nos processos de forma preventiva e proativa, envolvendo clientes e apresentando resultados obtidos de forma clara. Três grandes fatores são motivantes para adoção do ITIL pelas empresas são eles: financeiro, qualidade e competitividade.

3. O que é COBIT?

O CobiT é um modelo para a gestão de TI recomendado pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Association,. Inclui recursos tais como um sumário executivo, um framework, controle de objetivos, mapas de auditoria, um conjunto de ferramentas de implementação e um guia com técnicas de gerenciamento. As práticas de gestão do CobiT são recomendadas pelos especialistas em gestão de TI que ajudam a otimizar os investimentos de TI e fornecem métricas para avaliação dos resultados. O CobiT independe das plataformas de TI adotadas nas organizações, não é um padrão definitivo , tem que ser adaptado para cada empresa.

4. Explique, com suas palavras, cada um dos domínios do COBIT.

Os domínios que são cobertos pelo COBIT são 4:

Planejar e Organizar –onde se definem as estratégias ligadas ao uso da TI dentro de uma organização.

Adquirir e Implementar- como será implementada a TI na empresa tendo como base as diretivas estratégicas e projeto predefinido no Plano Estratégico de TI da empresa.

Entregar e Suportar- suporte operacional às questões ligadas ao uso da TI na empresa.

Monitorar e avalirar- refere-se a assuntos relacionados ao monitoramento e auditoria dos serviços de TI prestados pela empresa.

5. Fazer análise e emitir um parecer comparativo entre o ITIL e o COBIT, citando vantagens e desvantagens na utilização de cada um.

Na verdade COBIT e ITIL são mais complementares do que concorrentes entre si o que os diferem é o foco que cada um tem. O COBIT, por exemplo, tem maior foco no negócio da organização servindo como um guia para os gestores alinhando o planejamento, organização, aquisição, implementação, entrega, suporte e monitoramento sendo que estes estão sempre relacionados com os objetivos da empresa, visando otimizar os recursos de TI em prol do negócio da organização. O ITL por sua vez tem foco direto na TI da organização, a TI passa a ser administrada como um negócio, Mais especificamente, ITIL se concentra principalmente na definição do funcional, atributos operacionais e organizacionais que precisam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com