TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança De TI

Exames: Governança De TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 4

1. Suponha que você seja um gerente e seja forçado a utilizar tecnologia da informação para ganhar uma vantagem competitiva em um mercado importante para sua empresa. Que objeções você poderia ter em relação a fazer isso? Por quê? (1 ponto) A tecnologia da informação agrega valor e diferencia os negócios, uma vez que pode proporcionar soluções inovadoras e diferenciadas para um mercado tão competitivo. Também pode tornar as tarefas do dia a dia mais produtivas, utilizando ferramentas especificas. Alguma objeção ou barreira de se fazer isso pode ser por motivos de conscientização do uso da TI, implantação e captação de recurso para prover a solução e a depender do tamanho da organização, treinamento e monitoramento do uso dessas tecnologias disponibilizadas.

2. Como uma empresa poderia utilizar tecnologia da informação para aumentar os custos de troca e reter seus clientes e fornecedores? Forneça exemplos concretos de empresas em apoio às suas respostas. (2 pontos) Bom, temos um grande exemplo dessa troca e retenção com as empresas aéreas, que proporcionam aos seus clientes milhagens e até cartões especiais, proporcionando descontos e possibilidades de compras de passagens com a utilização dos mesmos de forma diferenciada. Ou seja, muitas dessas empresas utilizam mecanismos de TI e e-commerce para custo de trocas para clientes e fornecedores. Diante disso sempre pensamos muito quando vamos trocar um parceiro desse por outro. Eu por exemplo tenho seguro do veiculo da porto seguro, que me oferece um cartão de credito e um desconto em cima da utilização quando vou renovar o seguro. Muitas vezes pago apenas 10% do que pagaria em outra, pois a utilização do cartão durante todo o ano subsidia isso.

3. Como uma empresa pode aproveitar seu investimento em tecnologia da informação para constituir uma plataforma estratégica de TI que funcione como uma barreira ao ingresso de novos concorrentes em seus mercados? (1 ponto) Vejo como ponto de partida acreditar sempre que a tecnologia e a inovação podem trazer diferenciais de negócios, formas de atendimento, proporcionando satisfação dos clientes de forma diferenciada. Utilizar os recursos disponíveis em TI quer dizer estar atento e se atualizando para as novas tendências. Certamente com essas precauções e atualizações a empresa estará um passo à frente dos concorrentes, mas para isso é preciso olhar para a frente, inovar e ser capaz de enxergar soluções do futuro. Exemplo de uma empresa que não acreditava que o mercado poderia engolir ela com a chegada da tecnologia e inovação dos recursos foi a Kodak. Alem de não se preparar para o novo essa empresa não acreditou, pois era uma superpotência, que poderia perder a coroa no seu segmento.

4. Que tipos de funcionários são mais prováveis de serem substituídos pela tecnologia da informação? Como você mediria a extensão do desemprego criado pela implantação da TI? (1 ponto) Os funcionários que não se atualizam, não se esforçam para largar ou trocar o trabalho repetitivo e mecânico, tendem a serem trocados. Com a automação dos processos e soluções automatizadas esses funcionários deveriam ser realocados para novas funções, pois não é a TI ou a automação do processo que demite um funcionário, mas sim a capacidade dele se identificar ou não com as novas rotinas e estar adepto para aprender e conhecer do novo.

5. Como você reconheceria uma empresa que estivesse usando a TI com sucesso? Que sinais você esperaria encontrar. (1 ponto) A TI assume nos últimos anos um papel importante ao lado dos altos administradores da empresa, participa do planejamento estratégico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com