TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Ti

Trabalho Universitário: Governança Ti. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

A Fundação apresenta parcialmente uma TI que mede seu desempenho, necessitando assim ter um suporte aos gestores da organização, auxiliando-os a medir o desempenho do negócio e melhorando a eficiência, adotando um melhor processo de tomada de decisão. Esta recomendação é baseada na percepção dos autores Anthony e Govindarajan (2008), onde diz que um sistema de mensuração de desempenho procura endereçar as necessidades dos stakeholders de uma organização com a criação de um conjunto de medidas estratégicas: medidas de resultados, medidas financeiras e não financeiras, e medidas internas e externas.

Para alcançar esse nível de desempenho, a Fundação necessita possuir um sistema mais integrado de mensuração de desempenho, onde este possa prevenir as demandas solicitadas, através de medidas estratégicas de forma periódica.

Os entrevistados E1 e E2 foram questionados sobre como a TI executa suas ações frente a estratégia da organização, e o E1 informou que as estratégias de TI estão vinculadas as ações estratégicas dos projetos da Fundação, permitindo que as necessidades de recursos orçamentários sejam disponibilizados para a sua realização. Portanto, a implantação das ações ficam dependentes dos recursos orçamentários previstos, mesmo que estejam inseridas no planejamento estratégico da Instituição. Foi informado pelo E2 que as ações são executadas primeiramente com a identificação e mapeamento das necessidades de ampliação, definição dos objetivos do projeto, equipe responsável e elaboração de diagnóstico indicando os resultados que se quer com esta ação e quantificando os objetivos para apresentar os indicadores. A ação principal é a inclusão destes projetos na previsão de recursos orçamentários anual. Segundo Grembergen, Haes e Guldentops (2004), a Governança de TI está interessada no valor que a TI entrega ao negócio e em como os riscos de TI são mitigados, objetivando a TI para benefício da empresa. Portanto, a Fundação está de acordo com o que é proposto, onde existe um alinhamento entre o negócio e o que é proposto pela TI, os riscos são mitigados através do planejamento estratégico da Instituição.

Os entrevistados E1 e E2 foram questionados sobre como a TI mede os resultados obtidos no negócio. Foi informado pelo E1 que a medição dos resultados obtidos com a operação da FIJO é feita por intermédio dos sistemas financeiro e contábil, que orientam sobre os gastos e as receitas com as atividades executadas diariamente. Foi informado pela E2 que os resultados são medidos por intermédio dos sistemas financeiros e contábeis. Segundo ITGI (2005), precisa haver o alinhamento estratégico entre a TI e os negócios, o valor entregue pela TI à organização, o gerenciamento dos riscos relacionados à TI, o gerenciamento de recursos da TI, a mensuração do desempenho da TI e a responsabilidade pelas decisões de TI com a estratégia corporativa. Percebe-se que existe o alinhamento entre a TI e o negócio, apesar de a forma como a Instituição mede seu resultado é por intermédio dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com