TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO: O CAMINHO DO PENSAMENTO E DA TECNOLOGIA

Exames: HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO: O CAMINHO DO PENSAMENTO E DA TECNOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  1.857 Palavras (8 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 8

História da computação

A computação sempre esteve presente na vida do homem, engana-se quem pensa que a computação veio a existir depois dos transistores, válvulas e relés, ou de instrumentos primitivos como o ábaco, que foi a primeira ferramenta conhecida e utilizada para computação de uso original dos mesopotâmios e dos romanos.

A mais de sete mil anos apesar de não ser por muito considerados uma máquina, já que toda máquina é um artefato projetado e construído por seres humanos e eventualmente com a ajuda de outras maquinas, o homem já utilizava a computação usando apenas a sua capacidade em calcular a quantidade de modos muito variados. Assim os astrônomos da antiguidade desenvolveram maneiras de prever movimentos celestes e outras civilizações antigas deduziram a forma e o tamanho da terra, impostos eram somados e distancias mapeada, por esse fato computar sempre fez parte da matemática e da lógica humana.

A partir do momento em que o homem procurou ultrapassar os seus limites surgiram os primeiros computadores físicos primitivos e os mecânicos. Todos no geral tendo como função realizar o trabalho do homem de forma prática, rápida e organizada.

Os primeiros instrumentos ou chamados computadores primitivos é datado em volta de 4000- 1200 a.C. com a primeira civilização conhecida na suméria que matinha transações comerciais em tábuas de argila.

• O ábaco

Foi à primeira ferramenta conhecida para computação, inventado na babilônia era utilizado para realização de cálculos do dia-dia e na área do comercio. Ela é considera a primeira máquina desenvolvida para calcular. Foi difundida para diversas culturas e posteriormente sofrendo diversas modificações, mas mantendo sua essência original, seu nome na Roma antiga era “calculus”, termo de onde a palavra cálculo foi derivada, bastante útil para soma e subtração.

Não podemos deixar de citar o gramatico Pânini que formulou a gramatica de sânscrito e a invenção dos algoritmos pelos indianos. Ossos de Napier ou bastões de Napier.

Inventado pelo escorces John Napier (1612-1614), que descobriu os logaritmos, com isso multiplicar valores tão grandes tornara-se tarefa mais simples. E a base de sua invenção aperfeiçoou a régua de calculo.

• Régua de calculo

Do padre inglês chamado William Oughtred que criou uma tabela de multiplicação muito interessante, para realização de multiplicação mais extensa graças aos logaritmos de Napier.

Então eis que surge a primeira calculadora mecânica da historia Inventada pelo matemático Blaise Pascal. A Régua de calculo ainda era útil, mas não funcionava para calcular números que não estivessem presente na tabua, então foi desenvolvida a maquina de pascal.

• Pascaline

A primeira calculadora a realizar as primeiras operações básicas, soma e subtração. foi inventada para auxiliar o trabalho do pai que era coletor de imposto, usava engrenagens e foi bastante aprimorada pelo alemão Gottfried Wilhelm Leidviz (1674), este conseguiu cria uma calculadora que conseguia fazer cálculos além da soma e a divisão, também a raiz quadrada.

Depois da invenção de pascal era esperado que surgissem melhoramento da sua invenção ou inspirasse outras formas de calcular mecanicamente:

1666- Na Inglaterra, Samuel Morland produz um calculador mecânico que soma e subtrai;

1674- Gottfried Leibniz constrói o “Stepped Reckoner”, uma calculadora usando um cilíndro compassado;

1774- Philipp-Matthaus Hahn constrói e vende uma pequena quantidade de máquinas de calcular com precisão de 12 dígitos;

1777- O terceiro Conde de Stanhope inventa uma calculadora com multiplicação;

1786- J.H.Mueller conjectura sobre um “difference engine” mas não obtém fundos para a sua construção;

1801- Uma sequência de cartões perfurados controla a tecelagem padronizada no tear de Joseph-Marie Jacquard.

1820 – Charles Xavier Thomas construiu e projetou uma maquina capaz e efetuar os quatros operações básicas e as comercializou com sucesso, a chamada Arithmomet. Apesar disso sua invenção ainda estava longe de ser um computador de uso Geral, pois não eram programáveis, ou seja, sua interface era feita apenas por números sem a mínima instrução.

• A Máquina Diferencial

l

Em meados de 1970, logo depois do inicio da revolução francesa, as computações ainda eram feitas a mão nessa republica, ou seja, mais de 80 computadores humanos somavam e subtraiam para preencher tabelas e projetos. Então houve uma necessidade de implantar um novo sistema justo de tributação imobiliária por parte de Napoleão Bonaparte. Para auxiliar engenheiros e matemáticos, a agencia cartográfica do exercito francês encomendou um novo conjunto de tabelas matemáticas. O projeto levou uma década, e mesmo assim não foi publicado por conta da situação difícil da França pós-guerra. Foi quando Charles Babbage descobriu em uma visita em paris e decidiu reproduzir o projeto francês na Inglaterra, mas não usando computadores humanos, mas com auxílios das maquinas.

Quando retornou da Inglaterra Babbage vislumbrou o auge da revolução industrial e percebeu que as maquinas poderiam auxiliar o homem não só no trabalho braçal como também no mental. Em 1832, Babbage produziu a máquina diferencial, tornando o centro das atenções, e mais tarde a maquina analítica, que segundo esse utilizavam todos os conceitos das maquinas de tear programável, suas ideias não foram implementadas naquela época por motivos financeiros e técnicos, mas até hoje há uma grande contribuição teórica. Esta máquina tratava-se de um projeto de um computador programável de propósito geral, empregando cartões perfurados para entrada e uma máquina de vapor para fornecer energia. Ada Lovelace traduziu e adicionou anotações ao Desenho da Máquina Analítica.

• George Boole

Em 1847, George Boole desenvolveu um sistema de dois algoritmos.

00-desliga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com