TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidraulica e Elétrica

Por:   •  29/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.592 Palavras (19 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 19

Agregados e Aglomerantes

Agregados

Introdução:

Agregados para Construção Civil são materiais minerais, granulares, inertes, com dimensões e propriedades adequadas e isentos de impurezas prejudiciais, utilizados principalmente em obras de infraestrutura e edificações (Residenciais, Comerciais, Industriais e Institucionais). Os agregados mais comuns são pedra britada, areia e cascalho, e são as substâncias minerais mais consumidas no Brasil e no mundo. Uma vez que cerca de ¾ do volume do concreto são ocupados pelos agregados, não é de se surpreender que a qualidade destes seja de importância básica na obtenção de um bom concreto, exercendo nítida influência não apenas na resistência mecânica do produto acabado como, também, em sua durabilidade e no desempenho estrutural.

        Os agregados podem ser classificados como:

  • À origem;
  • Às dimensões;

Quanto à origem podem ser:

Naturais - já são encontrados na natureza sob a forma definitiva de utilização. Ex.: areia de rios, seixo rolados, cascalhos, pedregulhos, entre outros.

Industrializados – os que têm sua composição articulada obtida por processos industriais.

Quanto à dimensão de suas partículas, a Norma Brasileira define agregado da seguinte forma:

Agregado miúdo - Areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm (peneira de malha quadrada com abertura nominal de “x” mm, neste caso 4,8 mm) e ficam retidos na peneira ABNT 0, 075 mm.

Agregado graúdo - O agregado graúdo é o pedregulho natural, ou a pedra britada proveniente do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam pela peneira ABNT 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT 4,8 mm.

Agregados industriais

Brita

        a) Pedra Britada

 Caracterização - A pedra britada é o produto de cominação de rocha que se caracteriza por tamanhos nominais de grãos enquadrados entre 2,4 e 64mm, segundo as divisões padronizadas da ABNT constantes na NBR 5.564, 7.174 e 7.211. Conforme o emprego a que se destinam, a brita é subdividida em diferentes faixas granulométricas. Comercialmente, a pedra britada é também produzida em cinco categorias, denominadas de pedriscos e pedras de 1 a 4.

Processamento - Para produzir agregado satisfazendo as granulometrias de 0 a 4 na NBR 7211, seria necessária a seguinte série de peneiras, em mm: 64 - 38 - 25 - 19 - 9,5 - 2,4. Na pratica, no entanto, para se conformar com a natureza da rocha e com a demanda, a série pode ser um pouco diferente dessa.

Uma das comumente usadas é 76 - 45 - 27 - 16 - 9 - 2 - 2,4, da qual resultam as diversas britas comerciais: pedrisco a pedra 4 (50/76).

Utilização: É utilizada na fabricação de concretos, no lastro das rodovias e em diversas obras da construção civil.

b) Pó de Pedra

 Caracterização- Por razões decorrentes da natureza do próprio processo industrial, as pedreiras produzem sistematicamente, além de pedra britada, o pó de pedra, agregado de graduação 0/4, 8. Ele é formado de todo material que passa na peneira industrial de 2,4mm. Sua distribuição granulométrica média. Tem maior porcentagem de finos do que as areias padronizadas, chegando a 28% do material abaixo de 0,075mm, contra os 15% da areia para concreto.

Utilização: É utilizada na fabricação de concretos substituindo a areia, e na fabricação de massa asfáltica para recapeamento de estradas, avenidas e estabilizador do solo.

c) Areia de brita

Caracterização - É produzida nas pedreiras que dispõem de instalação de lavagem de brita. A água de lavagem é levada para o separador, onde a areia é retirada. Esta areia em granulação média (em granito) de 0,15/4,8.

Utilização: É utilizada na fabricação de concretos e argamassas substituindo a areia comum que tem um custo mais elevado.

d) Fíler

Caracterização- Material fino, que decanta nos tanques das instalações de lavagem de brita nas pedreiras, contém uma mistura de fíler e areia. O material é retirado operando-se em tanques alternados: um em processo de decantação, outro em processo de extração. O fíler, uma vez separado da areia pela peneira 0,075, tem superfície específica (Seç. 4.5.9) da ordem de 10 a 28m²/N (1000 a 2800m²/kg).

Utilização: É utilizado no preparo das misturas asfálticas, tendo como finalidade melhorar seu desempenho reológico, mecânico, térmico e de sensibilidade à água.

e) Bica-corrida

Caracterização - Trata-se, em geral, da Bica-corrida secundária, de graduação 0/76. Não é produzida corretamente, mas apenas sob pedido.

Utilização: É utilizada na Pavimentação asfáltica, pavimentação em concreto, tapa buraco e no cascalhamento de vias.

f) Rachão

Caracterização- É a fração acima de 76 mm da Bica-corrida segundaria ou, eventualmente da bica-corrida primaria. Sua graduação vai de 76/200 a 76/300, aproximadamente, dependendo das regulagens e do tipo dos britadores. Como a bica-corrida, é de produção eventual.

Utilização: É utilizada em terrenos super moles, aonde a base esta comprometida e não consegue firmeza

    Argila expandida

 Caracterização - A argila é um material muito fino, constituído de grãos lamelares de dimensões inferiores a dois micrometros, formada, em proporções muito variáveis, de silicato de alumínio e óxidos de silício, ferro, magnésio e outros elementos. Para se prestar para a produção de argila expandida, precisa ser dotada da propriedade de piroexpansão, isto é: de apresentar formação de gases quando aquecida em altas temperaturas (acima de 1000º). Nem todas as argilas possuem essa propriedade.

Utilização: É utilizada como agregado leve para concreto, seja concreto de enchimento, seja concreto estrutural ou de pré-moldados. Blocos e painéis pré-moldados usando argila expandida prestam-se bem a ser usados como isolantes térmicos ou acústicos, no que são auxiliados pela baixa densidade do material, que pode variar de 6 a 15 kN/m3, contra 26 do concreto de brita de granito ou de basalto

Escória de alto-forno

 Caracterização - É um resíduo resultante da produção de ferro gusa em altos-fornos, constituído basicamente de compostos oxigenados de ferro, silício e alumínio. Para o minério brasileiro (itabirito), apresenta a composição média indicada em 4.3.2.1.b.4, acrescida de óxidos de ferro, titânio e manganês. Apresenta, ainda, pequena porcentagem (cerca de 1%) de enxofre livre. A escória simplesmente resfriada no ar, ao sair do alto-forno (dita escória bruta), uma vez britada, pode produzir um agregado graúdo, de granulação 12,5/150, aproximadamente. Normalmente, após receber um jato de vapor, a escória é resfriada com jatos de água fria, produzindo-se, então, a escória expandida, de que resulta um agregado de graduação da ordem de 12,5/32. Quando é imediatamente resfriada em água fria, resulta a escória granulada, que permite obter um agregado miúdo, de graduação 0/4,8, aproximadamente. A escória granulada tem distribuição granulométrica próxima da areia media, zona 3 da NBR 7211, com modulo de finura de 2,90 (contra os 2,75 da zona 3). O diâmetro médio desta escória granulada é de 1,0mm, constituindo-se, portanto, em material um pouco mais fino do que o da areia média (1,3 mm).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com