TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrometria

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Daiana Patrícia Magalhães Barros

Fernanda Queli Muniz

Ionara Santos Rosa

Iani Janini M. do Nascimento

Jéssica de Freitas M. Pinto

Nivia Tomaz

RELATÓRIO TÉCNICO DE ANÁLISE –

BACIA DO RIO VAZA BARRIS

Salvador

2014


[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Daiana Patrícia Magalhães Barros

Fernanda Queli Muniz

Ionara Santos Rosa

Iani Janini M. do Nascimento

Jéssica de Freitas M. Pinto

Nivia Tomaz

RELATÓRIO TÉCNICO DE ANÁLISE –

BACIA DO RIO VAZA BARRIS

Relatório técnico de Análise da Bacia do Rio Vaza Barris apresentado à UNIJORGE – Centro Universitário Jorge Amado como requisito para  complementação da AV1 da disciplina Hidrologia 7º semestre do Curso de Engenharia Civil.

                                                        Orientador: Marco Antônio Rocha Medeiros

                                           

Salvador

2014


SUMÁRIO[pic 3]

1. INTRODUÇÃO        04

2. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA BACIA DO RIO VAZA BARRIS        05

2.1. Área de Drenagem        05

2.2. Forma da Bacia        05

   2.2.1 Coeficiente de Compacidade (Kc)        05

   2.2.2 Coeficiente de Conformação (Kf)        06

2.3. SISTEMA DE DRENAGEM        07

   2.3.1 Perenes        07

   2.3.2 Intermitentes        07

   2.3.3 Efêmeros        07

2.4. RELEVO DA BACIA        08

2.5. GEOLOGIA        09

   2.5.1 Arenito        09

   2.5.1 Conglomerados        09

   2.5.1 Siltito        09

2.6. VEGETAÇÃO        10

3. CONCLUSÃO        12

4. REFERÊNCIAS        13


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho da disciplina de Hidrologia tem como objetivo principal analisar a bacia do Rio Vaza Barris, estudando às suas características principais, tais como: área de drenagem, forma da bacia, sistema de drenagem, relevo da bacia, geologia e vegetação.

Bacia hidrográfica pode ser definida como um conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água limitada e sendo alterada por condições climáticas locais e geológicas.

A formação da bacia hidrográfica dá-se através dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas.

Rio Vaza Barris é um rio brasileiro que banha os estados da Bahia e Sergipe. Sua nascente localiza-se no sopé da Serra dos Macacos, sertão da Bahia, próximo ao município de Uauá.

Geograficamente, o ponto exato onde ele começa é uma várzea denominada Alagadiço Grande, normalmente seco, só aparece quando chove. Em seu curso natural, mais à frente, forma a Lagoa dos Pinhões, que é o referencial de sua nascente, já que é mais estável na época da seca.

O estudo aprofundado de uma determinada bacia hidrográfica auxilia nas tomadas de decisões relacionadas às atividades humanas no meio ambiente, além de subsidiar dados para planejamento, manejo do meio natural e para o conhecimento das características regionais.

  1. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA BACIA DO RIO VAZA BARRIS

2.1 Área de Drenagem

A área de drenagem de uma bacia hidrográfica corresponde à área plana da mesma e é obtida através de um aparelho denominado planímetro. É expressa em km² e é um das informações básicas para encontrar outras características físicas de uma bacia.

O rio Vaza Barris nasce no município de Uauá, no estado da Bahia, numa elevação de aproximadamente 500m. Seu comprimento total é de 450 Km, dos quais apenas 152 km estão no Estado de Sergipe. A área total da bacia hidrográfica é de 17.000 km², sua maior parte esta no Estado da Bahia, apenas 15% ou seja 2.559 km² localiza-se no Estado de Sergipe, cobrindo 11,6% da área do Estado. Apesar de sua significativa área hidrográfica, a descarga na Bahia é intermitente e é apenas no Estado de Sergipe que o Rio Vaza Barris se torna um rio perene.[pic 4] (ACQUA, 2011)

O deságue do Rio Vaza Barris ocorre a sudeste da cidade de Itaporanga d’Ajuda entre o municípios de são Cristóvão e Aracaju, formando o Estuário do Rio Vaza Barris, com cerca de 20km de extensão, é alimentado por afluentes, destacando-se, pela margem direita, o rio Tejupeba e os riachos Água Boa e Paruí e, pela margem esquerda, o rio Santa Maria.

2.2 Forma da Bacia

Outra característica de suma importância é a Forma da Bacia que pode ser alongada ou ramificada. Para classificar uma bacia hidrográfica, é necessário encontrar dois índices: Coeficiente de Compacidade e Coeficiente de Conformação.

2.2.1 Coeficiente de Compacidade (Kc)

O coeficiente de compacidade (Kc) consiste na relação entre o perímetro da bacia e a circunferência de um círculo de área igual à da bacia. Seu resultado varia de acordo com a forma da bacia independente do seu tamanho.

Segundo VILLELA e MATTOS, 1975, quanto mais irregular for a bacia, maior será o coeficiente de compacidade.

Fórmula: Kc = 0,28*((P/√A))        Onde:        P = perímetro e A = área da bacia

Para a Bacia do Rio Vaza Barris, onde o perímetro é 1015,91 Km e a área de drenagem é 17.000 km², podemos encontrar o valor de Kc:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (273.8 Kb)   docx (117.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com