TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Internet

Casos: Historia Da Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  2.494 Palavras (10 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 10

1 Introdução:

Internet, nome de origem inglesa, onde ‘inter’ vem de internacional e ‘net’ significa rede, ou seja, rede de computadores mundial. Palavra simples, mas um grande feito. A internet permite o acesso a informações de todos os tipos, além de realizar transferências de dados, oferecer uma grande variedade de recursos e serviços, como e-mail, serviços de comunicação instantânea, a qualquer hora, em qualquer lugar do mundo, compartilhamento de arquivos como músicas e fotos, redes sociais, e uma infinidade de outros temas.

Muitas pessoas que desfrutam desse recurso e o que ele oferece, não fazem ideia de como, quando, e para que a internet surgiu; este trabalho trata de abordar e informar sobre assuntos referentes a história da internet.

2 Surgimento e finalidade:

A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria e foi criada com objetivos estritamente militares. Ela foi criada para interligar as bases militares dos Estados Unidos e com isso garantir que as comunicações norte americanas seriam mantidas mesmo em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações.

3 A primeira rede:

Desenvolvida pela agência Americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency - Agência de Pesquisas em Projetos Avançados) em 1969, a primeira rede de comunicações entre computadores, tinha o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano. Esta rede teve o seu berço dentro do Pentágono e foi batizada com o nome de ARPANET ou ARPANet.

A ARPANet, foi a primeira rede operacional de computadores à base de comutação de pacotes, e o precursor da Internet tal qual a que conhecemos. A ARPANet foi totalmente financiada pelo governo Norte-Americano, durante o período que ficou conhecido como Guerra Fria, período este caracterizado pelo embate ideológico entre a extinta União Soviética (URSS) e os EUA. Temendo um ataque por parte dos seus opositores, os americanos tinham como objetivo desenvolver uma rede de comunicação que não os deixasse vulneráveis, caso houvesse algum ataque soviético ao Pentágono. Usando um Backbone que passava por baixo da terra, a ARPANet ligava os militares e os investigadores sem ter um centro definido ou mesmo uma rota única para as informações, tornando-se quase indestrutível.

No início da década de 1970, universidades e outras instituições que faziam trabalhos relacionados com a defesa, tiveram permissão para se conectarem à ARPANet e em meados de 1975 existiam aproximadamente 100 sites. Pesquisadores que trabalhavam na ARPANet estudaram como o crescimento da rede alterou o modo como as pessoas a utilizavam. No final dos anos 70, a ARPANet tinha crescido tanto que o seu protocolo de comutação de pacotes original, chamado Network Control Protocol (NCP), tornou-se inadequado. Foi então que a ARPANet começou a usar um novo protocolo chamado TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). A ARPANet divide-se e origina a MILNET -- para assuntos militares -- e o restante da rede torna-se pública e tem seu nome alterado para Internet.

Atualmente, há mais de 400 milhões de computadores permanentemente ligados à Internet, para além de muitos sistemas portáteis, desktops e de servidores que se ligam de forma contínua.

4 Rede, e tipos de rede:

No contexto da informática, uma rede consiste em diversos processadores que estão interligados e compartilham recursos entre si. Antes, essas redes existiam principalmente dentro de escritórios (rede local), mas com o passar do tempo a necessidade de trocar informações entre esses módulos de processamento aumentou, dando vez a diversos outros tipos de rede. Entenda o que significam alguns dos principais tipos de redes de computadores.

4.1 LAN - Rede Local:

As chamadas Local Area Networks, ou Redes Locais, interligam computadores presentes dentro de um mesmo espaço físico. Isso pode acontecer dentro de uma empresa, de uma escola ou dentro da sua própria casa, sendo possível a troca de informações e recursos entre os dispositivos participantes.

4.2 MAN – Rede Metropolitana:

Imaginemos, por exemplo, que uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade e deseja que os computadores permaneçam interligados. Para isso existe a Metropolitan Area Network, ou Rede Metropolitana, que conecta diversas Redes Locais dentro de algumas dezenas de quilômetros.

4.3 WAN – Rede de Longa Distância:

A Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância, vai um pouco além da MAN e consegue abranger uma área maior, como um país ou até mesmo um continente.

4.4 WLAN – Rede Local Sem Fio:

Para quem quer acabar com os cabos, a WLAN, ou Rede Local Sem Fio, pode ser uma opção. Esse tipo de rede conecta-se à internet e é bastante usado tanto em ambientes residenciais quanto em empresas e em lugares públicos.

4.5 WMAN – Rede metropolitana Sem Fio:

Esta é a versão sem fio da MAN, com um alcance de dezenas de quilômetros, sendo possível conectar redes de escritórios de uma mesma empresa ou de campus de universidades.

4.6 WWAN – Rede de Longa Distância Sem Fio:

Com um alcance ainda maior, a WWAN, ou Rede de Longa Distância Sem Fio, alcança diversas partes do mundo. Justamente por isso, a WWAN está mais sujeita a ruídos.

4.7 SAN – Rede de Área de Armazenamento:

As SANs, ou Redes de Área de Armazenamento, são utilizadas para fazer a comunicação de um servidor e outros computadores, ficando restritas a isso.

4.8 PAN – Rede de Área Pessoal:

As redes do tipo PAN, ou Redes de Área Pessoal, são usadas para que dispositivos se comuniquem dentro de uma distância bastante limitada. Um exemplo disso são as redes Bluetooth e UWB.

5 Banda, e limite de banda:

A largura da banda, limite de banda, largura de barramento ou apenas banda, refere-se a quantidade de bits/s que a rede suporta. O limite de banda é o limite máximo de transferência de dados, onde também é designada sua velocidade.

Para entende melhor como isso funciona, podemos fazer uma comparação com um cano de água. Se temos muita água para passar pelo cano e o cano for fino, o tempo para a quantidade de água passar será muito grande. Se trocarmos o cano fino por um cano espesso, vai levar muito menos tempo para toda a água passar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com