TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Petroleo

Exames: Historia Do Petroleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 10

O PETRÓLEO

O petróleo foi um dos primeiros recursos naturais que nossos antepassados aprenderam a usar, sua participação remota a tempos bíblicos. No entanto, sua utilização mais intensa se deu realmente, em torno de 1847, quando um comerciante de Pittsbourg, na Pensilvânia, EUA, começou a engarrafar e vender petróleo de vazamentos naturais, oil seeps, para ser utilizado como lubrificante. Cinco anos depois, em 1852, um químico canadense descobriu que o aquecimento e a destilação do petróleo produzia querosene, um líquido que podia ser utilizado em lâmpadas. Essa descoberta condenou as velas e as lâmpadas de óleo de baleia. Em 27 de agosto de 1859, em Titusville, Pensilvânia foi perfurado o primeiro poço de petróleo, com profundidade de apenas 21,2 metros, do qual se obteve 2 m3 por dia de óleo. O petróleo foi rapidamente descoberto em outros locais dos EUA, como West Virginia (1860), Colorado (1862), Texas (1866) e Califórnia (1875).

O Petróleo e sua Origem

Do latim petra (pedra) e oleum (óleo), o petróleo no estado líquido é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e cor variando entre o negro e o castanho-claro. O termo petróleo é utilizado para designar tanto o óleo quanto o gás natural.

O petróleo é um combustível fóssil, originado da decomposição não - oxidante de matéria orgânica armazenada em sedimentos, que migra através de aqüíferos e fica aprisionado em reservatórios. A interação dos fatores – matéria orgânica, sedimento e condições termoquímicas apropriadas – é fundamental para o início da cadeia de processos que leva à formação do petróleo.

A matéria orgânica proveniente de vegetais superiores também pode dar origem ao petróleo, todavia sua preservação torna-se mais difícil em função do meio oxidante onde vivem.

A História do Petróleo no Brasil

A história do petróleo no Brasil começa em 1858, onde o decreto n° 2266 assinado pelo Marquês de Olinda, concede a José Barros Pimentel o direito de extrair mineral betuminoso para fabricação de querosene de iluminação, em terrenos situados nas margens do Rio Marau, na Província da Bahia.

Contudo, as primeiras notícias sobre pesquisas diretamente relacionadas ao petróleo ocorrem em Alagoas a partir de 1891, em função da existência de sedimentos betuminosos no litoral. Em 1897, o fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo perfurou, na região de Bofete (SP), o que foi considerado o primeiro poço petrolífero do país, muito embora a iniciativa não foi coroada de êxito,visto que o poço produziu apenas algo em torno de dois barris, além de água sulfurosa.

O êxito obtido em Lobato reforçou a necessidade do país diminuir a dependência em relação às importações de petróleo. Conseqüentemente, em 1939 o governo de Getúlio Vargas instala o Conselho Nacional do Petróleo (CNP), com a primeira Lei do Petróleo do país, para estruturar e regularizar as atividades envolvidas, desde o processo de exploração de jazidas, importação, exportação, transporte, distribuição e comércio de petróleo e derivados. Este decreto tornou o recurso patrimônio da União. Os partidos políticos de esquerda que defendiam o monopólio estatal viram seus anseios acolhidos, quando, após intensa campanha democrática, Getúlio Vargas, em seu segundo governo, agora presidente eleito pelo povo, assina a Lei nº 2004, de 3 de outubro de 1953, que instituiu a Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras) como monopólio estatal de pesquisa e lavra, refino e transporte do petróleo e seus derivados.

A partir deste momento a Petrobras avança na descoberta de novas reservas, passando a formar e capacitar seu quadro técnico, além de investir na ampliação do parque de refino, visando reduzir os custos com a importação de derivados. Cabe registrar os significativos avanços na exploração em águas profundas da bacia de Campos – RJ, datados de meados da década de 80, cujas pesquisas confirmaram como uma das maiores bacias produtoras do mundo.

Face ao aumento crescente da demanda por petróleo e derivados no país, começam a surgir, nos aos 50, conflitos de interesses quanto à melhor política a ser adotada para regular a exploração do petróleo. Alguns grupos políticos defendiam a liberdade da iniciativa privada, enquanto outros eram favoráveis a um regime de monopólio estatal. Muitas campanhas e debates forma realizados por ambas as partes, devido á importância do assunto.

Os partidos políticos de esquerda que defendiam o monopólio estatal viram seus anseios acolhidos, quando, após intensa campanha democrática, Getúlio Vargas, em seu segundo governo, agora presidente eleito pelo povo, assina a Lei nº 2004, de outubro de 1953, que instituiu a Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras) como monopólio estatal de pesquisa e lavra, refino e transporte do petróleo e seus derivados.

A partir deste momento a Petrobras avança na descoberta de novas reservas, passando a formar e capacitar seu quadro técnico, além de investir na ampliação do parque de refino, visando reduzir os custos com a importação de derivados. Cabe registrar os significativos avanços na exploração em águas profundas da bacia de Campos – RJ, datados de meados da década de 80, cujas pesquisas confirmaram como uma das maiores bacias produtoras do mundo.

A Engenharia de Petróleo

A maioria dos engenheiros de petróleo explora e faz perfurações na procura de petróleo e de gás

natural. Eles trabalham para poder extrair o maior proveito dos reservatórios de gás e petróleo, pela

determinação e desenvolvimento dos mais eficientes métodos de extração, produção, refinamento e

armazenamento.

Somente uma pequena porção do petróleo e gás existente num reservatório irá fluir para a superfície pelas forças naturais. Desta forma, os engenheiros de petróleo desenvolvem e utilizam vários métodos avançados de extração tais como a inundação do campo petrolífero com água, para forçar o petróleo para a superfície. Os melhores métodos em uso hoje em dia, podem recuperar somente a metade do conteúdo de petróleo. A pesquisa e desenvolvimento dos engenheiros de petróleo no futuro estará direcionado para encontrar novas formas de aumentar a proporção de extração de petróleo em cada um dos reservatórios conhecidos.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com