TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Petróleo

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

História do petróleo

        Pouco tempo depois da descoberta de petróleo nos EUA, Rockefeller fundou a Standard Oil Trust, que chegou a controlar 95% do setor petrolífero dos EUA. Com tanto sucesso e poder concentrado nas mãos de uma única corporação, economistas e políticos de todos os cantos do planeta temiam que a Standard Oil promovesse um desequilíbrio de mercado desastroso, o que culminou no fracionamento da empresa. Assim, esse poder ficou dividido entre as chamadas Sete Irmãs, vistas como o mais forte oligopólio de todos os tempos.

As sete irmãs ganharam muito dinheiro com a exploração das terras norte-americanas, local de maior produção e exportação do mundo durante bastante tempo. Elas perceberam que o controle do suprimento de petróleo era importante para não ocorrer superprodução e guerra de preços. Por isso, começaram a atuar de maneira integrada, com o objetivo de eliminar a concorrência e controlar o mercado mundial.

Com o fim da 2ª Guerra Mundial, ocorre a descolonização da África e da Ásia, iniciando os processos de independência dos países.

Como a oferta de petróleo estava descentralizada em um número crescente de países, essas companhias passaram a adotar concessões, sobretudo no Oriente Médio. No regime de concessão, uma das Sete Irmãs "arrendava" a reserva e pagava uma pequena parte para o país onde se situava. As sete empresas operavam como um cartel internacional, coordenando suas ações para evitar a concorrência.

No início dos anos de 1950, o Irã quebrou um acordo com uma empresa do Reino Unido e nacionalizou as ações da empresa no país. Assim, na década de 1950, os países independentes fazem a nacionalização do petróleo, colocando fim ao domínio do cartel. Nessa época, o governo brasileiro criou a estatal Petrobrás.

Em virtude desse processo, países produtores do Oriente Médio conseguiram melhorar condições contratuais, diminuindo os prazos de concessão e a área geográfica e aumentando a tributação sobre os lucros das companhias petrolíferas. Assim, empresas petrolíferas menores passaram a conseguir espaço em mercados internacionais, reduzindo gradativamente o poderio econômico das Sete Irmãs.

        Em 1960, alguns dos maiores exportadores mundiais de petróleo reuniram-se para formular uma política comum de preços e cotas de exploração. Assim surge a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), um cartel com o objetivo de coordenar a política petrolífera dos países-membros, aumentando a renda obtida com o petróleo e evitando uma superprodução (e evitar que haja uma queda do preço).

        Por causa  da dependência da maioria dos países do mundo em relação  ao petróleo a OPEP se tornou uma organização muito poderosa, além de ter o importante papel político de enfraquecer o cartel das Sete Irmãs. Sua formação significou uma restrição das estratégias de controle total das reservas pelas grandes empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com