TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Holografia

Projeto de pesquisa: Holografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A holografia inventada em 1947 pelo físico Dennis Gabor(Nobel em 1971) e introduzida no Brasil em 1974 pelo físico argentino Dr. J.J. Lunazzi, consiste na mais perfeita técnica de reconstrução tridimensional de imagens. A perfeição do processo pode ser tanta que um observador não saberia distinguir uma holografia da realidade.

A técnica teve seu grande desenvolvimento a partir de 1962, após a invenção do laser. Por sua importância básica na teoria das ondas e o grande número de aplicações valeu o premio Nobel.

Para dar uma exemplo, imaginemos por um momento que podemos "congelar" a luz que saiu de um objeto e está para chegar aos nossos olhos.

Os raios de luz que sairam juntos de cada um dos pontos do objeto se encontram dispersos num plano. Neste plano os congelamos retirando logo a seguir o objeto. Agora ele não é mais necessário, pois "descongelando" os raios podemos continuar a ver perfeitamente sua imagem , sem nada perder(cores, tridimensionalidade, brilho e etc.). A imagem vai se formar, como sempre, nos olhos do observador, mudando sua perspectiva com a posição de observação.

Um Holograma consegue fazer exatamente este "congelamento" luminoso, se constituindo no mesmo plano da imagem anterior.

O Registro Holográfico

A gravação da imagem do objeto em um holograma, que nada mais é do que um filme de alta resolução capaz de registrar um padrão de interferência de ondas, se faz por meio de dois feixes de luz Laser, ou seja coerentes e monocromáticas, provenientes da mesma fonte.

No estágio de gravação , uma parte da luz é utilizada para iluminar o objeto, enquanto outra parte é utilizada como feixe referência.

O raio de referência e a luz refletida pelo objeto se interferem, e o resultado deste padrão de interferência é gravado no filme holográfico, formando o holograma.

No estágio de reconstrução, isto é , durante a visualização posterior, o holograma é iluminado apenas pelo raio de referência, produzindo réplicas das frentes de ondas refletidas pelo objeto original. São estas frentes de ondas reconstruídas que podem ser observadas visualmente e que transmitem a imagem do objeto.

Montagem

Rigidez mecânica da mesa, objeto a ser holografado perfeitamente estático(caso queiramos estudar deformações no objeto este requisito não será necessário, a isso dá-se o nome de interferometria holográfica) e estabilidade térmica do sistema são os fatores que irão garantir o sucesso ou não do experimento.

Quaisquer instabilidade mecânica no sistema resultará em franjas de interferência e dependendo da instabilidade resultará em uma não formação de imagem. Por isso a preocupação com a rigidez da mesa que é de granito pesando aproximandamente 2500Kg e esta apoiada em um sistema pneumático de isolamento, resultando em uma frequência de ressonância baixa(mas já se pode pode fazer hologramas sem necessidade de um aparato sofisticado veja em Equipamento Didático para Holografia ). A luz utilizada deve ser coerente e monocromática, por isso usa-se o Laser como fonte luminosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com