TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A utilização da holografia

Artigo: A utilização da holografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Artigo  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 5

Originalmente criada pelo físico húngaro Dennis Gabor em 1948, a holografia é uma técnica de representação e registro de imagens em três dimensões, diferentes das fotografias que possuem duas dimensões, a holografia transmite ao observador a sensação de profundidade.

Através de um padrão de franjas com interferência formada, a luz do laser ao incidir sobre o holograma se difrata, tendo como resultado a produção de uma imagem virtual e tridimensional do objeto em questão. Convergindo a luz difratada, consegue-se uma imagem real na frente do holograma e visível quando a colocamos sob um anteparo. Devido ao fato desta imagem ter profundidade, não é possível focalizar partes próximas e afastadas da imagem numa mesma região do anteparo. Em qualquer pedaço do holograma foi recebido e registrado a luz proveniente de todo o objeto. Deste modo, qualquer parte do holograma reproduz o objeto por inteiro. A cor depende da frequência da luz, qualquer holograma produzido com um único laser dará uma reconstrução monocromática do objeto. Entretanto, com a utilização de três raios laser de frequências diferentes (correspondentes às três cores primárias - vermelho, verde e azul-violeta), é possível registrar e reconstruir uma cena com todas as cores.

Aplicações

A holografia é usada dentro da pesquisa científica no estudo de materiais, desenvolvimento de instrumentos ópticos, criação de redes de difração entre outras. Na área da indústria tem aplicações no controle de qualidade de materiais, armazenamento de informação e na segurança. A holografia também é utilizada na área da comunicação como um “display” de alto impacto visual comercialmente usado como elemento promocional em pontos de venda, estandes, museus, exposições, etc.

Já nas artes visuais diversos artistas trabalham a holografia como uma forma de expressão.

Armazenamento de dados

A possibilidade de armazenar grandes quantidades de informação em algum tipo de meio é de grande importância, para arquivamento, processamento de informações ou de imagens. Na área da tecnologia da informação testa-se o uso de hologramas como uma forma “ótica” de armazenamento de dados, que permite armazenar uma alta densidade de informações em cristais ou foto-polímero. Como desdobramento destes testes, uma nova geração de DVDs foi criada pelo Bell Labs dos Estados Unidos e por outros laboratórios pelo mundo com base nos princípios holográficos. Enquanto os aparelhos de DVD atuais (incluindo o Blu-Ray e o extinto HD-DVD) leem e gravam as informações no disco em uma ou mais camadas através de um sistema que altera o foco do raio laser, foi criado um novo disco onde o raio é dividido, alterado e recombinado de modo a criar padrões de interferência. Estes padrões na verdade são pequenos hologramas gravados por toda a camada sensível do disco que ocupam um espaço muito pequeno. Assim pode-se gravar uma densidade enorme de informação chegando-se ao patamar de Terabytes de dados (trilhões de bytes) em um único disco. Isto equivaleria a uma capacidade de armazenamento 800 vezes maior do que um DVD normal armazena hoje. Este tipo de DVD ainda experimental é chamado de HDV Holografic Versatile Disc, ou Disco Holográfico Versátil.

Segurança

O uso de hologramas impressos (imagens holográficas estampadas em base de poliéster ou em suporte “destrutíveis”) para segurança se dá porque é muito difícil de produzir e replicar estes tipos de hologramas, assim eles são aplicados em produtos como um selo que comprovaria sua autenticidade. Porém apesar de requerer equipamentos caros, especializados e avançados tecnologicamente, nos últimos anos apareceram diversas falsificações de produtos com selos holográficos provando que se o valor do produto compensa a pirataria também investe em alta tecnologia. Os hologramas mais comuns para segurança são adesivos aplicados em cartões de crédito e bancários, em produtos de informática, relógios, DVDs e vários outros produtos passíveis de pirataria. De forma mais sofisticada hologramas impressos são integrados ao papel moeda para aumentar o grau de segurança de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com