TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Html Principio Da Criação De Sites

Trabalho Escolar: Html Principio Da Criação De Sites. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2012  •  4.224 Palavras (17 Páginas)  •  1.077 Visualizações

Página 1 de 17

1.O que é índice

O índice serve para melhorar a performance no banco de dados, fazendo com que uma pesquisa sobre um determinado dado seja encontrada mais rapidamente. Um exemplo claro da melhoria que um índice pode trazer para um banco é, vamos imaginar o índice de um livro...pensa num livro de 100 páginas sem índice, até que não seria complicado achar uma páginas específicas do livro, pois o número de páginas são poucas.

Agora imagine um livro de 1000 páginas, sendo que você precisasse de algumas páginas, pense como seria desgastante você passar página por página até encontrar o que você quer, fora a isso, seria um processo demorado. Agora se esse livro tivesse um índice, você iria direto no índice para achar o que você realmente procura, depois disso iria direto na página escolhida. Bom o índice no banco de dados funciona de maneira parecida ao índice de um livro(MICROSOFT SQL SERVER 2008 R2, 2012).

De acordo com NICHOLAS LOPES (2012) Índices nos bancos de dados são utilizados para facilitar a busca de informações em uma tabela com o menor número possível de operações de leituras, tornado assim a busca mais rápida e eficiente. Sem índice o banco de dados teria que checar linha por linha de uma determinada tabela.

O índice permite ao servidor de banco de dados encontrar e trazer linhas específicas muito mais rápido do que faria sem o índice. Entretanto, os índices também produzem trabalho adicional para o sistema de banco de dados como um todo devendo, portanto, serem utilizados com sensatez(MICROSOFT SQL SERVER 2008 R2, 2012).

Exemplificando, na imagem abaixo mostrarei uma tabela na qual os registros são indexados pelo nome da cidade em que moram os clientes. Para encontramos os clientes de uma determinada cidade, encontramos a cidade na primeira tabela e seguimos para onde o ponteiro correspondente está apontando, lendo sequencialmente até encontrar uma cidade diferente da solicitada:

Figura 1–Indexação pelo nome da cidade.

Um índice é uma coleção de páginas associadas com uma tabela ou view, a fim de acelerar o retorno de suas linhas. O índice contém chaves feitas de uma ou mais colunas da tabela ou view e indicadores que mapeiam o local de armazenamento do dado especificado(MICROSOFT SQL SERVER, 2010).

Os índices apontam a localização de uma linha em um banco de dados sem pesquisar todas as páginas de dados, colaborando para a diminuição da quantidade de dados que devem ser lidos para retornar os dados desejados, tornando as consultas mais ágeis. Além disso , os índices garantem a integridade das linhas nas tabelas, tornando-as exclusivas UNIQUE(IMPACTA TECNOLOGIA, 2011).

1.1Considere as seguintes observações antes de criar índices:

1. Os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados - SGBD - possuem estruturas que propiciam a localização e o acesso mais rápido a dados específicos dentro de uma tabela e, adicionalmente, contribuem nas consultas envolvendo ordenações, agrupamentos e junções.

Essas estruturas são notoriamente conhecidas por índices. Em contrapartida aos benefícios proporcionados nas buscas de dados, essas estruturas consomem espaço de armazenamento e geram impactos negativos em termos de desempenho e concorrência nas operações de atualização - update, delete e insert - das tabelas a qual estão associados(MICROSOFT SQL SERVER R2, 2012).

2..Assim, os índices não podem ser criados aleatoriamente, sendo suas características e quantidade dependentes das expectativas dos usuários, do espaço de armazenamento disponível, do overhead da manutenção e administração e, principalmente, da finalidade do banco de dados; apoio a processos operacionais ou a processos de Business Intelligence.

3. Quando colunas indexadas são modificadas, o SGBD desloca recurso internamente para manter esses índices atualizados e associados;

4.A manutenção de índices requer tempo e recursos, portanto, não crie índices que não serão usados efetivamente;

5.Quando se contém grande quantidade de dados duplicados, índices apresentam mais custo que benefícios. Assim como usar índices com atributos de pouca variação, como “sexo” ou atributos do tipo flag(MICROSOFT SQL SERVER 2008 R2, 2012, Pag:131).

http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms191195%28v=sql.100%29

1.2 Vantagens do uso de índices

Os índices aceleram a recuperação dos dados, usando como exemplo, imagine que você compre um livro de 800 páginas para suas pesquisas e este não apresente um índice mostrando o seu conteúdo. Se você fosse fazer uma pesquisa, talvez não fosse tão problemático, mas se você precisar fazer várias pesquisas, seria muito desgastante ficar horas procurando o conteúdo que deseja estudar. Por outro lado, um livro que apresente um índice de suas abordagens, se torna mais fácil de pesquisar, acaba sendo até prazerosas, pois teremos condição de irmos direto ao ponto que queremos.( CRISTINA DUTRA DE AGUIAR CIFERRI)

Índices são sempre bem vindos em colunas de grande seletividade, como por exemplo, além da chave primária, que muitas vezes pode circular como identificador único da entidade na sua aplicação, você pode ter também um índice para colunas que poderão lhe auxiliar em consultas em que estas contarão com a cláusula WHERE, precisando ou não usar os operadores AND, OR ou *NOT, que muitas vezes, em casos específicos, alteram a performance da consulta(CLAUDIO,2007)

Obs: O operador NOT sempre deixará sua consulta mais lenta que o normal.

Um bom exemplo da criação necessária de índices, são aplicações bancárias que atendem à caixas eletrônicos. Sempre que solicitamos uma determinada transação ou mesmo informação, tal solicitação tende a ser cada vez mais rapidamente atendida. E quantos correntistas geralmente têm os grandes bancos? Será que quanto mais correntistas, mais lenta será a consulta?

Se não os índices, uma pesquisa pelo seu saldo demoraria quase o tempo de um almoço para retornar seu saldo ou mesmo, retornar uma resposta a sua solicitação de saque. Uma vez tendo ciência do funcionamento dos índices, respeitando a sua regra de negócios, uma consulta deverá ter resposta em tempo satisfatório(MICROSOFT SQL SERVER 2008 R2, 2010)

Outro exemplo claro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com