TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DE FREQUENCIA

Dissertações: IDENTIFICAÇÃO DE FREQUENCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM MECÂNICA

ENSAIO NÃO DESTRUTIVO POR LIQUÍDO PENETRANTE (LP)

VITÓRIA

2012

ENSAIO NÃO DESTRUTIVO POR LIQUÍDO PENETRANTE (LP)

Relatório Técnico apresentado à disciplina de Ensaios de Materiais do Curso Técnico em Mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para avaliação. Prof. Dr. Sc. José Eduardo Rigo.

VITÓRIA

2012

ENSAIO NÃO DESTRUTIVO POR LIQUÍDOS PENETRANTES (LP)

Relatório Técnico apresentado à disciplina de Ensaios de Materiais do Curso Técnico em Mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para avaliação.

COMPONENTES DO GRUPO

_________________________________

_________________________________

_________________________________

_________________________________

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 OBJETIVO 5

1.2 QUALIFICAÇÃO DA EQUIPE DE INSPEÇÃO 5

2 MATERIAIS E MÉTODOS 6

3 RESULTADOS 11

4 CONCLUSÃO 17

5 RECOMENDAÇÕES 17

REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

O ensaio por líquido penetrante (LP) é um método desenvolvido principalmente para a detecção de descontinuidades basicamente superficiais, e que ainda estejam abertas na superfície da peça.

Descontinuidades superficiais abertas na superfície, tais como trincas, poros, dobras, etc. podem ser detectadas pelo ensaio de líquido penetrante, nos diversos tipos de materiais sólidos, desde que não sejam porosos ou de superfície muito áspera.

Devido às características básicas do ensaio por líquido penetrante, este pode ser aplicado em grande variedade de produtos metálicos e não metálicos, ferrosos e não ferrosos, sejam forjados, fundidos, laminados, durante o processo de fabricação, ao final deste ou durante a manutenção.

Alumínio, magnésio, aços inoxidáveis austeníticos e ligas de titânio são alguns dos materiais não magnéticos em que o ensaio é aplicado. Também é usado em materiais magnéticos, cerâmica, vidro e plásticos.

Este relatório é uma apresentação dos resultados do experimento de líquido penetrante realizado em sala de aula.

1.1 OBJETIVO

Obtenção de uma imagem visual, que revela descontinuidades não visíveis a olho nu na superfície da peça, tais como trincas, poros, dobras e etc. por meio das técnicas de líquido penetrante colorida e fluorescente.

1.2 QUALIFICAÇÃO DA EQUIPE DE INSPEÇÃO

2 MATERIAIS E MÉTODOS

O método do ensaio com líquido penetrante colorido consiste em fazer penetrar na abertura da descontinuidade um líquido. Após a remoção do excesso de líquido da superfície, aplica-se um revelador, que absorve o líquido retido nas descontinuidades, revelando-as. A imagem da descontinuidade é então visualizada sobre a superfície.

Já o ensaio por líquido penetrante fluorescente consiste em aplicar o líquido de cor fluorescente sobre a peça. Após um determinado tempo retira-se o excesso e aplica-se a luz negra para visualizar as descontinuidades.

Os experimentos com os líquidos penetrantes colorido e fluorescente foram realizados no corpo de prova CP07PM (aço 1020 laminado) à temperatura de 25,8°C, umidade relativa de 39%, em uma solda feita pelo processo arco submerso.

Os materiais utilizados no experimento com líquido penetrante colorido foram:

 1 Líquido penetrante colorido, penetrante visível lavável a água. Marca: METAL.CHEK. Modelo: VP30, Lote: 7903. Validade: 03/2011(uso autorizado pelo Prof. Dr. Sc. José Eduardo Rigo com finalidade didática). Normas aplicáveis: MAS 2644, SIS 2 2343, PETROBRAS N 2370/N 1596, ASME seção V, ASTM seção 3 vol. 3.3. Temperatura: 10 a 52 °C.

 1 Revelador não aquoso. Marca: METAL.CHEK. Modelo: D70. Lote: 7789. Validade: 01/2011(uso autorizado pelo Prof. Dr. Sc. José Eduardo Rigo com finalidade didática). Normas aplicáveis: MAS 2644, SIS 2 2343, PETROBRAS N 2370/N 1596, ASME seção V, ASTM seção 3 vol. 3.3. Temperatura: 10 a 52 °C.

 1 Escova de aço, marca: STARFER

 1 Luxímetro, marca: INSTRUTHERM, patrimônio: 30144, nº: 08061105

 1 Termômetro profissional de alta temperatura infravermelho, marca: HOMIS, patrimônio: 30146, nº: 08039782

 Papel toalha

 Régua escala

 Fita crepe

Antes de realizar as técnicas de líquidos penetrantes, realiza-se a inspeção visual a olho nu e/ou com auxílio de lupa, por meio de ensaio direto ou remoto, com luminosidade adequada (620 lux). Este ensaio precede o ensaio de líquidos penetrantes.

O método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com