TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuição de Frequência

Seminário: Distribuição de Frequência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  Seminário  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  456 Visualizações

Distribuição de Frequência

Se realizarmos uma série de medidas de uma grandeza é importante por em evidência com que frequência ocorre cada valor ou grupo de valores de grandeza.

Com esses dados pode-se construir uma tabela indicativa das frequências das medidas ou lançar essa série de dados em um gráfico. Para tal colocamos no eixo das abcissas os valores da grandeza medida, e no eixo das ordenadas as suas correspondentes frequências de ocorrência. Em ambos os casos temos o que chamamos de distribuição de frequências.

A distribuição de frequências tem três características importantes:

a. Indica os valores mais prováveis e menos prováveis da grandeza. Os primeiros são os valores que apresentam alta frequência de ocorrência e os segundos são os valores que apresentam baixa frequência de ocorrência. Isto está relacionado com a probabilidade de ocorrência dos valores.

b. Indica a tendência de certos valores em se concentrarem em torno de um determinado valor. Isto está relacionado com o valor médio da grandeza.

c. Indica aproximadamente o intervalo no qual se encontra o valor da grandeza. Isto representa a dispersão da grandeza.

Os valores numéricos que medem uma grandeza podem ser contínuos, se tomarem qualquer valor dentro de um certo intervalo ou descontínuos se tomarem somente valores discretos.

Ao traçarmos um gráfico de distribuição de frequência de uma grandeza, como a cada frequência corresponde não um só valor da grandeza mas um intervalo, costuma-se representar cada valor da frequência por um segmento.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com