TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A LIGUAGEM C#

Pesquisas Acadêmicas: INTRODUÇÃO A LIGUAGEM C#. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ATPS INTRODUÇÃO A LINGUAGUEM #C

Prof. Fábio Pereira

SUMÁRIO

Etapa 1.......................................................................................................................................3

Passo 1..........................................................................................................................3/5

Passo 2.............................................................................................................................5

Passo 1

Cabe esclarecer que o .NET não é uma linguagem, e sim uma plataforma da Microsoft que permite a utilização de diversas linguagens, como C#, Visual Basic, J# e ASP. Vamos focar então a comparação na construção de aplicações web, utilizando J2EE e o framework ASP NET da Microsoft, que é onde as duas linguagens mais competem.

Comecemos pela questão das licenças de uso, que influenciam diretamente no TCO. Apesar da Sun deter a marca Java, a mesma tornou a linguagem open source, permitindo aos usuários efetuar alterações convenientes. Para a plataforma .NET, existem algumas iniciativas free, como os projetos Mono e DotGNU. Porém, para se aproveitar todo o potencial da plataforma, é praticamente necessário se adquirir o servidor Microsoft juntamente com o ambiente de desenvolvimento Visual Studio. Sem estas ferramentas, além de não se aproveitar tudo o que se tem, a velocidade de desenvolvimento fica fortemente prejudicada. Além disto, nada na Microsoft é open source.

No item escalabilidade, as implementações das duas plataformas proveem mecanismos de balanceamento de carga, permitindo habilitar um cluster de máquinas para servir às cargas dos usuários que forem aumentando ao longo do tempo. A grande diferença entre o J2EE e o .NET é que desde que o .NET suporta apenas Win32, um número maior de máquinas se faz necessário, comparando ao J2EE, devido às limitações dos processadores.

Em um fator de extrema importância, como velocidade de desenvolvimento, o .NET leva grande vantagem. A sua IDE proprietária, o Visual Studio, é baseado em RAD (Rapid Application Development), aumentando a agilidade na construção de aplicações. O Visual Studio .NET inclui várias ferramentas interessantes em termos de produtividade, como por exemplo o Web Forms. Estima-se que um projeto criado do zero, leve-se de 10% a 20% menos tempo para entrar em produção quando desenvolvido em .NET.

O Microsoft .NET oferece independência de linguagem, permitindo os componentes serem escritos em VB.NET, C# e J#, por exemplo. Para fazer isto funcionar, o código-fonte nestas diferentes linguagens é traduzido para um código intermediário (análogo aos bytecodes do Java) chamado Microsoft Intermediate Language, abreviado IL. O Common Language Runtime (CLR), análogo ao JRE (Java Runtime Enviroment) do Java, interpreta o IL e traduz em código de máquina.

Com um conjunto de linguagens rodando sobre a plataforma .NET, os desenvolvedores diminuem a habilidade de compartilhar as melhores práticas, diminuindo a assertividade do compartilhamento de informações. Assim, especula-se que um conjunto de linguagens rodando em CLR pode levar a uma combinação de código espaguete que fica difícil de manter. Com a liberdade para se utilizar diversas linguagens, a aplicação torna-se mais complexa, necessitando de experts em diferentes linguagens, o que também faz aumentar o TCO e a entropia do sistema.

As duas tecnologias apresentam uma curva de aprendizado parecida, com a diferença de que o Java possui mais material para aprendizado na internet do que o .NET, que é proprietário e a principal fonte de conteúdo é o MSDN.

Analisando o último quesito, portabilidade, praticamente não há o que comparar. Como já dito, o Java segue o princípio write once, run anywhere, permitindo executar as aplicações na virtual machine em praticamente qualquer ambiente. O .NET roda apenas no Windows, no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com