TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO E O PROCESSO EMPREENDEDOR

Tese: INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO E O PROCESSO EMPREENDEDOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  Tese  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO E O PROCESSO EMPREENDEDOR

De acordo com a análise realizada no primeiro passo, que trata sobre o primeiro e segundo capítulo do PLT: Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor, foram estudados a introdução ao Empreendedorismo, no primeiro capítulo, verificamos conceitos e obtivemos uma análise criteriosa sobre como entender o processo empreendedor, além de um estudo de mortalidade de pequenas empresas. No capítulo seguinte Dornelas destacou a revolução no empreendedorismo, a evolução histórica das teorias administrativas e por fim o empreendedorismo no Brasil, entendendo assim as diferenças básicas entre um Administrador e um Empreendedor.

CARACTERÍSTICAS DOS EMPREENDEDORES DE SUCESSO

O grupo totalizou uma média aritmética de 120 pontos, o que significa que de um modo geral possuímos características em comum relacionadas ao empreendedorismo de acordo com o teste 2.3.

RELATÓRIO: DIFERENÇAS ENTRE SER ADMINISTRADOR E SER EMPREENDEDOR

Ao realizar o teste de perfil empreendedor proposto no passo 2 podemos verificar uma situação heterogênea quanto ao perfil empreendedor, onde apenas 5 membros do grupo conseguiram se enquadrar no perfil mencionado. Três membros apresentaram déficit nas características, em especial em liderança e Tolerância ao risco, ambiguidade e incertezas. De acordo com Dornelas, com o resultado atingido o perfil destes três membros seria:

“Você ainda não é muito empreendedor e provavelmente se comporta, na maior parte do tempo, como um administrador e não um “fazedor”. Para se diferenciar e começar a praticar atitudes empreendedoras procure analisar os seus principais pontos fracos e definir estratégias pessoais para eliminá-los.”.

Quanto à diferença entre perfil Administrador e Perfil Empreendedor, Entendemos que o empreendedor é aquele que tem a ideia, que se arrisca, que está disposto a realizar algo novo. Enquanto o Administrador trabalha na parte de gestão, com processos gerenciais já definidos, além de servir como uma “âncora” para o empreendedor, utilizando seus conhecimentos de mercado e “know-how” para gerenciar os novos empreendimentos criados pelo empreendedor, logo concluímos que o empreendedor é um homem de visão, que aplica sua criatividade como ferramenta de trabalho, enquanto o administrador tem a função de gerenciar a empresa como um todo, sendo assim, apesar de diferentes ambos são complementares, devendo sempre estar em equilíbrio para nós gestores o ímpeto empreendedor e o conhecimento do administrador, nos permitindo alcançar o sucesso profissional pleno.

ETAPA II - IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

Foi feita a leitura dos capítulos e pesquisas na internet individualmente por cada membro do grupo, porém o tema do empreendimento já havia sido decidido: Uma loja de Games.

AVALIANDO UMA OPORTUNIDADE

Cada integrante do grupo apresentou suas ideias e após um brainstorm chegamos a um nome em especial, Insônia Games, uma loja de games noturna que teria também lanchonete, oferecendo serviços de jogos eletrônicos e card-games, além de realizar campeonatos de diversos jogos.

• QUAL MERCADO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com