TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO -TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Por:   •  17/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA

ENGENHARIA CIVIL

  1. INTRODUÇÃO -TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

A construção civil é uma atividade econômica que possui uma parcela considerável no produto interno bruto do nosso país, porque o produto gerado por esse segmento econômico possui altos investimentos, que tendem ser lucrativos para as empresas e clientes.Por esse motivo orçar uma edificação, ou a realização de um serviço relacionado àconstrução civil torna- se cada vez mais necessário.

O orçamento é o fator principal para o fechamento de um contrato, devendo este ser lucrativopara o fornecedor do serviço e justo para o cliente.

A construção civil baseia seu orçamento em custos diretos e indiretos, sendo o primeiro aqueles gastos com materiais e mão-de-obra primária (operária) necessários para a realização do serviço. Já o segundo,está relacionadoà estrutura necessária da administração, gerenciamento do empreendimento ou serviço e à manutenção da empresa, sendo assim muito difíceis de se calcular e, por muitas vezes, não estão detalhados no orçamento.Por isso é aplicadoum valor em cima do custo direto para suprir qualquer despesa não calculada e visando também à lucratividade da empresa. Esse recurso é chamando de BDI (Bonificações e despesas indiretas).Por ser uma taxa que pode ser aplicada tanto no valor global quanto no unitário, o BDI está presente no orçamento final de qualquer construção ou serviço.


  1. OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo estudar a utilização do BDI em instalações elétricas, verificando se os métodos para os cálculos da taxa são os melhores tanto para o prestador do serviço quanto para o cliente.

  1. JUSTIFICATIVA

O BDI vem sendo bastante discutido no mercado quanto a sua utilização, já que não existe um valor único para tal. Ele não pode ser calculado através de uma média e nem possui valores pré-determinados, pois o valor da taxa deve ser variado para cada tipo de obra ou serviço. Mas  deveseguir embasamentos técnicos e estar de acordo com a engenharia de custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com