TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Relatório de pesquisa: INTRODUÇÃO TEÓRICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Treliças são estruturas constituídas, basicamente, por barras retas unidas apenas pelas extremidades, através de nós articulados. Como os esforços são aplicados apenas nesses nós, somente esforços axiais de tração e compressão atuam nas barras. Na prática, os nós raramente são rotulados, sendo as barras conectadas através de rebites, parafusos ou soldas.

Segundo MARTINS (2007), a treliça de madeira mais utilizada na construção de coberturas é a tesoura, conforme mostra a Figura 2, podendo ser definida como viga treliçada de altura variável, que transfere as ações do telhado aos pilares da edificação.

2.OBJETIVO

• Proporcionar aos estudantes do curso de Engenharia Civil a oportunidade de desenvolver, projetar e conceber a construção de produto, a partir da aquisição e/ou ampliação de conhecimentos, competências e habilidades referentes às disciplinas estudadas, Estáticas dos Sólidos, Calculo 3, Desenhos Aplicados da Engenharia, Física 3, Matérias de construção civil.

• Reconhecer a inter-relação das disciplinas que compõem a grade curricular do curso.

• Inserir os alunos em atividades comuns à prática acadêmica: planejamento, pesquisa, execução, trabalho em equipe e gerenciamento de projetos.

• Estimular a observação das construções no dia-a-dia e identificarem seu funcionamento estrutural.

3.JUSTIFICATIVA

Como ponto de partida, selecionaram-se os modelos mais tradicionais de treliças com banzos inclinados, muito utilizados na construção de estruturas para cobertura de residências, que foram listadas no capítulo 2.

Depois de analisarmos os modelos de treliças, optamos pela treliça tipo Howe, por ser a de mais fácil execução, já que a altura da cumeeira limitava os montantes da treliça. Além de permitir a redução do peso próprio da estrutura, resultando em maior economia de material e, consequentemente, menor custo, sem afetar o bom desempenho do projeto. Outro item importante, foi à escolha do tipo de madeira a ser utilizada no projeto, escolhemos a madeira de denominação caixeta, trata-se de uma madeira de reflorestamento leve e resistente perfeita para as condições exegidas pelas normas da competição.

4. Tipos de Treliças

Figura 1 – treliça Howe

A treliça tipo Howe: ou tesoura com diagonais normais, conforme a figura. Esse tipo de tesoura é a mais comum e a mais empregada para vencer vãos da ordem de até 18m. Apresenta para as forças, de cima para baixo, compressão nas diagonais e tração nos montantes.

Figura 2 – treliça Pratt

Treliça tipo Pratt: ou tesoura com diagonais invertidas,esse tipo de tesoura é recomendável para vãos maiores (18m ≤ L ≤ 30m). Apresenta para as forças, de cima para baixo, compressão nos montantes e tração nas diagonais tendo a vantagem de as peças comprimidas serem menores que as tracionadas.

Treliça tipo Belga: é uma variante da treliça Pratt.Os montantes são posicionados perpendicularmente ao banzo superior, obtendo se melhor distribuição de esforços entre montantes e diagonais.

Figura 4 - Tesoura tipo Belga (diagonais invertidas)

Treliça tipo Fink: é uma variante da treliça Belga, conforme a figura 5. Utilizada para vencer vãos maiores, entre (20m≤ L ≤30m). Possui a conveniência de reduzir o comprimento das barras das diagonais e dos montantes mais centrais.

Figura 5 - Tesoura tipo Fink (diagonais invertidas)

Este tipo de treliça chamada de viga treliçada, é normalmente usada nas coberturas com características que exigem necessariamente o formato retangular. Para vãos superiores a 20m não são estruturas adequadas. Os dois tipos básicos são mostrados na figura 6.

Figura 6 - Vigas treliçadas.

Este tipo de treliça é usualmente chamado de meia tesoura para arquibancadas. A figura 7 mostra uma tesoura em balanço.

Figura 7 - Meia tesoura em balance

5. METODOLOGIA

1º Passo: Lixar a madeira

2º Passo: Transferir as medidas do projeto para o papelão, para elaborar as formas nas medidas certas.

3º Passo: Cortar as tiras de compensado para poder fazer as formas de encaixe dos nós.

4º Passo: Colar as partes da treliça e deixar secar por 2 dias.

5º Passo: Montar o encaixe do cano de PVC na base de madeira.

6º Passo: Elaborar ajustes no cano, para poder fixá-lo na base de madeira.

7º Passo: Montagem das terças de 1,00m de comprimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com