TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideias de Frederick Herzberg

Seminário: Ideias de Frederick Herzberg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  Seminário  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

Foi uma das primeiras pessoas a investigar sobre as opiniões dos trabalhadores, resumindo todas as informações em seu livro "The Motivation to Work".

Ideias de Frederick Herzberg

Frederick Herzberg ficou muito conhecido devido à invenção da "Teoria dos Dois Fatores" que trata da motivação e satisfação das pessoas. Alguns dos conceitos dessa teoria são:

•• Os fatores motivacionais são as atividades que geram um desafio e estimulam a sua satisfação diante do cargo ocupado.

•• A insatisfação diante do seu trabalho é gerada pelo ambiente e está diretamente ligada a fatores higiênicos.

- Fatores motivacionais

Os fatores motivacionais referem-se às tarefas e ao cargo ocupado e refletem diretamente na produtividade do trabalhador. Isso porque está diretamente relacionado com características ligadas a satisfação e ao reconhecimento profissional.

- Fatores higiênicos

Os fatores higiênicos da Teoria dos Dois Fatores são determinados pela organização e estão diretamente ligados a cultura organizacional, não estando sob controle dos funcionários. Estão relacionados ao ambiente da empresa bem como de todas as condições físicas do local de trabalho e podem incluir salários, benefícios, políticas, etc.

A expressão "higiênicos" foi escolhida para mostrar que deve ser algo totalmente prevenido em uma empresa para não gerar insatisfação dos colaboradores, ao mesmo tempo em que, quando estão de acordo com o ambiente, ocorre tudo de forma correta.

Lógico que Frederick Herzberg recebeu diversas críticas sobre a sua teoria, pois é uma reação humana natural e muito fácil colocar a culpa de sua insatisfação em fatores higiênicos, ou seja, coisas e pessoas externas. Assim, fica mais fácil colocar a culpa em alguém ou alguma coisa do que assumir que possui responsabilidade sobre isso. Mas Herzberg afirma que a empresa deve sim tentar diminuir ao máximo os fatores higiênicos a fim de buscar um grupo de colaboradores mais satisfeitos e motivados.

Desta forma, a Teoria dos Dois fatores interfere diretamente na satisfação do colaborar em relação a sua vida profissional e os fatores motivadores e higiênicos devem estar em harmonia para um perfeito sucesso da função e motivação profissional.

Assim, de forma ampla e ao mesmo tempo simplificada, podemos resumir a teoria de Frederick Herzberg da seguinte forma:

Obras de Frederick Herzberg

Devido a sua longa carreira na área de motivação organizacional, seus livros e artigos são direcionados a área.

A obra de Frederick Herzberg mais conhecida é o livro "The Motivation to Work¨(A motivação para trabalhar) que resume todos os resultados de suas pesquisas em relação à motivação e satisfação dos trabalhadores. Foi neste livro que criou a Teoria dos Dois Fatores e, conseqüentemente, os fatores motivacionais e higiênicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com