TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As idéias básicas para o taylorismo

Artigo: As idéias básicas para o taylorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Artigo  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  568 Visualizações

1. INTRODUÇÃO

Antes da existência do Taylorismo, os processos industriais eram feito sem qualquer controle. O tempo não era observado como deveria, os processos produtivos eram feitos sem uma uniformidade e não havia planejamento para se realizar um trabalho bem feito.

Outro problema que as indústrias da época sofriam era na relação operário/gerente, onde os operários não sentiam vontade de trabalhar, fazendo-o apenas por causa do dinheiro, pois não havia uma motivação para trabalhar mais, ganhando a mesma coisa e os gerentes não sabiam como o processo produtivo funcionava.

Parecia que não havia solução para todos estes problemas, até Frederick Winslow Taylor, desenvolver o Taylorismo onde após um período de estudo, apresentou soluções para essas dificuldades que estavam impregnadas na indústria de uma forma geral.

Neste método científico, Taylor expõe o que poderia ser melhorado no processo produtivo. Suas ideias principais eram que a administração deveria ser tratada como ciência, e não de forma empírica, na base do improviso sem haver nenhum planejamento, deveria ser feito uma análise cuidadosa sobre os operários, fazendo com que cada um desempenhasse as funções nas quais eram melhores, haveria uma fiscalização para fazer com que os operários trabalhassem direito, sem fazer cera e o trabalho deveria ser bem divido para ser desempenhado da melhor forma possível.

Vemos que a administração científica trouxe muitos benefícios às indústrias que passaram a trabalhar de forma mais eficiente, produzindo em uma qualidade melhor e com os funcionários trabalhando tudo o que poderiam e sendo recompensados por isso.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com