TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imagens relacionadas a atuadores lineares

Tese: Imagens relacionadas a atuadores lineares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Tese  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 8

Atuadores lineares

Os atuadores lineares são dispositivos que produzem movimentos lineares mecânicos através da conversão de várias formas de energia em energia mecânica. Normalmente, eles atuam como parte dos sistemas de controle de movimento em processos de montagem automatizada. Leia mais sobre atuadores lineares.

Por isso, atuadores lineares são controlados por computador, apesar de os modelos simples poderem ser movidos mecanicamente ou manualmente. As diferentes formas de energia que movem esses aparelhos incluem forças hidráulicas, pneumáticas, mecânicas, eletro-mecânicas e material piezoelétrico. Os lineares, muitas vezes, agem como mecanismos para fornecer e transmitir uma quantidade precisa de energia, a fim de fazer funcionar outro mecanismo ou componente do equipamento. O atuador também pode fazer o trabalho em sozinho.

Imagens relacionadas a atuadores lineares

Os modelos lineares, como atuadores lineares de 12V e microatuadores auxiliam nos processos de robótica em uma ampla gama de indústrias, incluindo automotiva, biotecnologia, farmacêutica, de alimentos, de embalagens e produtos eletrônicos. Diferentes tipos de processos usam esse produto em projetos diversos, incluindo parafuso da esfera, CC, de válvulas, elétricos (oucilindros elétricos), rotativo e lineares de miniatura.

Os das categorias telescópicos e piezoelétricos são empregados em aplicações especializadas. Os piezoelétricos fornecem movimento de precisão extremamente pequeno, e telescópico, já os de fusos proporcionam movimento mecânico vertical. Quase todos os processos de automação industrial utilizam modelos lineares para empurrar, levantar, girar ou transportar produtos ou equipamentos durante processos de fabricação diferentes. Alguns dispositivos operam no vácuo, na radiação, em ambientes criogênicos, corrosivos e submarinos.

Os dispositivos não são apenas movidos por uma variedade de projetos mecânicos, elétricos, pneumáticos e hidráulicos, mas também criam um movimento baseado em vários princípios diferentes. Muitos dos tipos lineares usam um projeto de parafuso de esfera constituído por uma haste do parafuso que gira dentro e fora de uma carcaça, proporcionando um movimento linear. Os de parafuso da esfera, também chamados de parafusos de unidade, são girados usando uma correia de transmissão síncrona, uma unidade de engrenagem ou por acionamento direto. O giro do parafuso empurra uma porca de movimentação ao longo do parafuso, que por sua vez empurra a haste. Ao girar o parafuso na direção oposta, a haste se retrai.

Atuadores rotativos não são sempre lineares, embora sirvam a propósitos semelhantes aos de lineares em aplicações de automação de montagem, proporcionando movimento radial. Os do tipo telescópicos utilizam uma tecnologia bastante nova de "eixo" para proporcionar movimento linear. Porque são telescópicas, o comprimento do atuador pode caber dentro de uma caixa relativamente pequena, fazendo com que telescópicos tenham um espaço altamente eficiente.

Ao escolher os diferentes produtos oferecidos pelos fabricantes, vários fatores são importantes para o sucesso do atuador em sua aplicação, incluindo a velocidade, comprimento de braçada e índice de carga. A precisão do ciclo de trabalho e os requisitos de programação também devem ser avaliados, bem como a vida útil desejada do sistema de atuador linear, alguns requisitos específicos de segurança, questões ambientais e de espaço.

Rotativos e lineares podem ser alimentados eletricamente, de forma hidráulica ou pneumaticamente. Os elétricos lineares são alimentados por corrente contínua ou motores de passo. Hidráulicos têm a força bruta, nenhuma compressão e excelente relação potência / peso. No entanto, eles tendem a vazar, apresentam menor confiabilidade, precisam de mais manutenção, são mais caros e barulhentos, usam líquidos inflamáveis e geram calor. Apesar de os atuadores pneumáticos serem baratos, têm uma resposta rápida e são simples e fáceis de controlar.

Os eletromecânicos estão rapidamente substituindo os pneumáticos porque poupam dinheiro, reduzindo o consumo desnecessário de energia nas plantas industriais, têm muito mais controle e flexibilidade, são especialmente benéficos para tarefas multiposicionais e não oferecem riscos ao meio ambiente, devido aos níveis elevados de ruído. As pesquisas foram avançando em termos de tecnologia de produção dos piezoelétricos lineares, com tecnologias que empregam rajadas curtas de alta tensão para criar o movimento de pequena escala, mas isso tem sido focado principalmente em micro-atuadores. Os piezoelétricos, em particular, conseguem o movimento linear, como resultado da eletricidade que é produzida a partir da pressão mecânica exercida sobre certos cristais, como o quartzo ou de sal de Rochelle.

Atuadores lineares em miniatura

Os atuadores lineares em miniatura são dispositivos que são fabricados em uma escala muito menor do que o tamanho típico de um atuador linear. Também conhecido como microatuadores lineares ou mini atuadores lineares, produzem movimento linear mecânico através da conversão de várias formas de energia em energia mecânica. Leia mais sobre atuadores lineares em miniatura.

São geralmente parte de sistemas de controle de movimento e são controlados por computador. Os sistemas de controle utilizam esses componentes para mover ou controlar objetos. Muitas características diferentes destes projetos estão disponíveis, pois, podem ser elétricos, mecânicos, pneumáticos ou hidráulicos. Por exemplo, alguns podem ter interruptores de limite no fim de curso, sensores, freios magnéticos, ou uma opção de unidade de onda senoidal. Várias opções de motor em miniatura incluem os deslizantes, escovados de corrente contínua, ou servomotores sem escovas. A flexibilidade do sistema é determinado pelas especificações previstas. Eles são utilizados em uma ampla gama de aplicações, incluindo a robótica, aeroespacial, automação industrial, e uma vasta gama de aplicações de engenharia. Eles também podem ser encontrados em indústrias como a automotiva, aviação, agricultura, construção, hospitalar, óticas e equipamentos de semicondutores.

Eles operam quase da mesma forma que um atuador linear típico, apenas em uma escala muito menor. A maioria é elétrica, embora alguns possam usar a força piezoelétrica para o movimento de alta precisão, curto, e outros ainda são pneumáticos. No entanto, em termos de construção básica, consistem de um estator de placa base, e um corredor com guias em ambos os lados, que são micro usinados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com