TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proporcionalidade na Função Linear

Ensaio: Proporcionalidade na Função Linear. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2012  •  Ensaio  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 2

Proporcionalidade na Função Linear

Analisemos ao lado novamente o gráfico da função y = -2x, onde destacamos os pontos (-1, 2), (-2, 4), (-3, 6) e (-7/2, 7):

Como vimos na página sobre grandezas proporcionais, "duas grandezas são diretamente proporcionais quando ao aumentarmos o valor de uma delas um certo número de vezes, o respectivo valor da outra grandeza igualmente aumenta o mesmo número de vezes. Quando diminuímos o valor de uma delas, proporcionalmente o respectivo valor da outra também diminui".

Tendo isto em mente vamos analisar os pontos (-1, 2) e (-2, 4) pertencentes a função.

Observe que se multiplicarmos tanto a abscissa -1 do primeiro ponto, quanto a sua ordenada 2 pelo mesmo valor 2, iremos obter exatamente o ponto (-2, 4).

Se tomarmos os pontos (-1, 2) e (-7/2, 7) e realizarmos os mesmos procedimentos, só que agora multiplicando por 3,5, novamente iremos obter o segundo ponto.

O mesmo ocorrerá se pegarmos, por exemplo, os pontos (-2, 4) e (-3, 6), onde a razão entras as abscissas é igual a razão das ordenadas:

Note que temos uma proporção.

Isto ocorre pois dado um ponto qualquer (x, y) pertencente a função, se multiplicarmos x e y por uma mesma constante k, iremos encontrar o ponto (kx, ky) que também pertence à função.

Quando aumentamos ou diminuímos x um número de k vezes, o valor de y será igualmente aumentado ou diminuído este mesmo número de vezes, portanto k é a constante de proporcionalidade.

Função Identidade

Qualquer função na forma , ou seja, uma função afim com e é denominada função identidade.

Ao lado temos o gráfico da função identidade no sistema de coordenadas cartesianas:

Podemos observar que a reta que representa a função é formada pelas bissetrizes do 1° e 3° quadrantes.

Em uma função identidade todos os elementos do domínio terão como imagem um elemento com o mesmo valor do elemento no domínio, pois y sempre será igual a x.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com