TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impermeabilização De Edificações

Monografias: Impermeabilização De Edificações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 7

Hoje, com a exigência de qualidade cada vez maior no mercado e promulgação da Norma de Desempenho, há uma preocupação crescente das construtoras quanto à qualidade dos seus serviços executados, além da possibilidade de uso com toda capacidade de serviço das edificações durante a vida útil das construções.

Visto que a água, em seus três estados físicos (gasoso, líquido, sólido), é uma das grandes responsáveis pelas patologias nas construções, sendo, de acordo com levantamentos realizados por setores ligados à construção civil, um dos principais causadores de patologias nas edificações, diversos sistemas e técnicas vêm sendo desenvolvidos, para que as agressões e deterioração ocasionadas pela água sejam evitadas.

Desta maneira, a escolha correta dos métodos a serem escolhidos e um bom projeto de impermeabilização, pratica ainda pouco adota, se tornaram imprescindíveis.

1.2 JUSTIFICATIVA

A construção civil, em linhas gerais, se baseia em três pontos principais: atendimento as necessidades do cliente, aos custos e aos prazos. Desta maneira, há constantes estudos e tentativas de melhorias das soluções construtivas, tanto a partir da melhoria das técnicas quanto com o surgimento e aperfeiçoamento de novos materiais.

No entanto, vê-se um abismo entre as práticas aconselhadas e o realmente aplicado nos canteiros. Devido os mais diversos motivos, dentro os quais: a falta de qualificação e treinamento da mão de obra, a falta de difusão dessas práticas e importância indevida dada a estudos prévios para detalhamentos e projetos. Que, além de garantirem a funcionalidade correta do sistema, trabalham de maneira a diminuir os custos gastos com a impermeabilização, visto que, de acordo com Venturini (2009), “quanto maior o atraso para o planejamento e execução do processo de impermeabilização mais oneroso o mesmo ficará, chegando a custar até 15 vezes mais, quando o mesmo é executado depois que o problema surgir e o usuário final estiver

12

habitando o imóvel”. Conforme explicitado na figura 1 abaixo, que correlaciona os gastos com o tempo da edificação, desde o projeto até a edificação habitada.

Figura 1: Gastos conforme o tempo em dada edificação – Fonte: Estudo dos Sistemas de Impermeabilização – Venturini, 2009

E, o que é visto no Brasil, na grande maioria das obras, é uma transmissão de métodos executivos a partir de conhecimentos empíricos, sem fundamentos teóricos e estudos, que levam a sucessão de erros durante a execução dos mais diversos serviços durante a obra. Com erros executivos sendo transmitidos como a maneira correta de trabalho.

E sendo o sistema de impermeabilização um elemento que não fica as vistas do cliente e, em muitas vezes, seus defeitos somente são notados anos depois, é ele um dos que mais sofre com indevidas práticas.

Além disso, mesmo não sendo difícil entender, que sem um projeto e detalhamento elaborados desde o inicio da fase de projetos e planejamentos de construção, há riscos eminentes de atrasos e falhas construtivas, esta continua a ser uma prática comum no país.

Justificando o trabalho como uma maneira de informar os procedimentos corretos de execução e importância do estudo prévio de certa técnica a ser empregada,

13

além da devida valorização dos projetos de impermeabilização. Pois, sendo a etapa da impermeabilização uma fase das mais importantes para tornar a construção protegida, a sua correta execução evita comprometimentos da edificação e preserva sua vida útil

1.3 OBJETIVO DO TRABALHO

Este trabalho tem como objetivo apresentar as devidas técnicas de impermeabilização e classificar e definir os sistemas de impermeabilização e seus componentes. Serão descritos os fatores que influenciam na escolha do sistema a serem utilizadas, e possíveis soluções de projeto para alguns certos casos.

Assim, o trabalho visa contribuir para o entendimento da importância dos projetos e detalhamentos de impermeabilização e da difusão das corretas técnicas de execução.

1.4 METODOLOGIA

A escolha do caminho a ser seguido durante o trabalho se deu pela observação, no cenário da construção civil brasileira, da não utilização de projetos de impermeabilização e a observação da prática de recorrentes erros na execução dos sistemas de impermeabilização.

Assim, em primeiro lugar, propôs-se definir os diversos tipos de sistemas de impermeabilização, a partir da leitura das Normas em vigor e a pesquisa nos manuais técnicos dos principais fornecedores. Além da consulta a profissionais ligados a esse ramo da engenharia e outros estudos previamente feitos.

Após um maior conhecimento teórico obtido e maior quantidade de conceitos retirados da bibliografia utilizada, acompanhamentos de obras foram utilizados como trabalhos práticos para melhor análise de possíveis soluções a serem utilizadas. Desta maneira, procurou-se englobar os diversos métodos possíveis a serem utilizados.

A partir da revisão bibliográfica e da experiência teórica expõem-se as práticas corretas, os cuidados a serem tomadas na escolha dos métodos e materiais a serem utilizados e os pontos importantes para a manutenção do sistema.

14

1.5 ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO

O trabalho está dividido em 5 partes principais: Introdução, Revisão Bibliográfica, Estudos de Caso, Panorama Atual da Indústria da Impermeabilização e Considerações Finais. O conteúdo de cada uma dessas partes está mostrado a seguir.

Introdução: Nessa parte é apresentada a proposição do tema e especificado o objetivo do trabalho. Inclui-se também uma análise da importância desse estudo, para contribuir com a disseminação das corretas práticas de execução das técnicas de impermeabilização.

Revisão Bibliográfica: Trecho onde há uma revisão dos conceitos utilizados para a perfeita abordagem do tema discutido, definição e classificação dos componentes do sistema de impermeabilização. Ela se estrutura em três grandes capítulos: o de componentes do sistema de impermeabilização; a classificação dos tipos de sistemas adotados de acordo com o problema a ser combatido; e as patologias consequentes em defeitos provenientes da escolha ou execução dos sistemas de impermeabilização ou vindos de erros na manutenção do sistema.

Estudos de Caso: Apresentam todo o ciclo do processo de impermeabilização, desde a escolha do sistema a execução dos serviços. São estudos de casos de alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com