TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMONSTRAÇÕES ECONÔMICO-FINANCEIRAS DA EMPRESA EDIFICA

Por:   •  4/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.053 Palavras (13 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DORCELINA MARIA GONÇALVES DOS SANTOS                           GISELE VERÔNICA ZANATTO                                                             JANAINA DA SILVA FIGUEIREDO                                                        VANESSA SILVA BORGES FERREIRA

DEMONSTRAÇÕES ECONÔMICO-FINANCEIRAS DA EMPRESA EDIFICA

[pic 3]

Rio Verde

2017

DORCELINA MARIA GONÇALVES DOS SANTOS                            GISELE VERÔNICA ZANATTO                                                             JANAINA DA SILVA FIGUEIREDO                                                        VANESSA SILVA BORGES FERREIRA

DEMONSTRAÇÕES ECONÔMICO-FINANCEIRAS DA EMPRESA EDIFICA

Trabalho apresentado ao Curso Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Matemática Comercial e Financeira, Contabilidade; Aplicada à Administração, Planejamento Tributário

Professores: Aroldo Salviato; Alessandra Petrechi de Oliveira; Antonio Ricardo Catanio; Leuter Duarte Cardoso Jr; Luisa Maria Sarabia Cavenaghi.

Rio Verde

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................03

CONTABILIDADE APLICADA À ADMINISTRAÇÃO............................................... 04

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO..............................................................................08

MATEMÁTICA FINANCEIRA...................................................................................09

CONCLUSÃO...........................................................................................................12

REFERÊNCIAS .......................................................................................................13

INTRODUÇÃO

Considerando os aspectos apresentados de cada área bem como seu

papel no contexto das organizações e baseados nos balanços apresentados da EDIFICA o grupo de estudos se dedicou a desenvolver o estudo de caso apresentado, pensando todos juntos sobre: A EDIFICA está apresentando um crescimento econômico-financeiro ou não?

Para o cumprimento das solicitações, o grupo se propôs a se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas.

Para realizar essas tarefas, seguimos as orientações fornecidas nesse material e embasamos-nos em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares.

A atividade foi desenvolvida em etapas, mas o grupo ressalta a dificuldade, sob alegação de que a atividade foi muito complexa, pois, os conceitos trabalhados para conhecimentos adquiridos no semestre não foram tão trabalhados, e que ainda nem todas as disciplinas foram concluídas. Contudo, o grupo buscou realizar as etapas solicitadas

CONTABILIDADE APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

                       Primeira questão a ser respondida é por que a EDIFICA está obrigada a publicar seus demonstrativos financeiros?                                                                            A empresa é de grande expressividade, visto que, em 2013, seu patrimônio líquido apresentou a cifra de R$3.485.572,00.                                                            Então, segundo Silva (2016) essa questão da obrigatoriedade de publicação das demonstrações financeiras, ocorre por força da sentença judicial proferida no processo movido pela Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio) e dos atos normativos expedidos por algumas juntas comerciais, o que inclui a Deliberação JUCESP 02/2015, que, momentaneamente, prevalece a exigência de publicação das demonstrações financeiras por sociedades limitadas de grande porte. Enquanto a sentença for mantida, as limitadas de grande porte serão obrigadas a publicar suas demonstrações financeiras, sob pena de não conseguirem arquivar as atas de suas assembleias ou reuniões anuais na junta comercial e, consequentemente, sofrerem as implicações comerciais decorrentes.

Quanto a qual a diferença entre o que está apresentado no Balanço Patrimonial e o que a Demonstração do Resultado apresenta em termos de contas e tipos de informações?

O Balanço patrimonial consiste em uma apresentação padronizada dos saldos de todas as contas e transações contábeis de uma sociedade e ou companhia. O seu objetivo é a análise da situação econômico financeira da companhia e a distribuição de lucros e dividendos.                                                                                O balanço não é mais do que uma demonstração financeira que mostra todos os ativos e passivos da empresa e que é obrigatória apresentar quando se fecham as contas anuais.

Quando existe uma diferença entre o valor dos ativos e dos passivos, temos a situação liquida da empresa, que é também chamada na gíria por capitais próprios, e que determina o valor total da empresa. Por norma, o balanço apresenta o património da empresa a 31 de Dezembro de cada ano, daí também chamar-se de Balanço Patrimonial. No entanto, poderá ser apresentado noutras datas durante o ano. O Saldo Positivo vai mostrar-lhe o Balanço mais ao pormenor (FRANCO, 1996).

Antes de tudo é essencial mostrar para que serve o Balanço Patrimonial. Perguntas como quanto vale uma empresa, quanto deve a terceiros, quanto lhe devem a ela ou quais os tipo de ativos e de passivos que a empresa possui, podem ser respondidas através dos dados que o Balanço Patrimonial agrega. Tal como as respostas a estas perguntas, também os elementos que se podem determinar no Balanço podem ser essenciais para analisar o presente e tentar perspectivar o futuro da empresa.                                                                                                         A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), é uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.                                        Elaborando a Análise Vertical e Horizontal com base no Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício da EDIFICA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com