TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Algoritmos

Exames: Importância Algoritmos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

Levantamento da Importância do Algorítmo e do Raciocínio Lógico

A lógica de programação é de fundamental importância para qualquer pessoa que deseja se dedicar à aprendizagem e estudo de linguagens de programação.

A construção de programação visa instruir o computador para que ele realize determinadas tarefas de acordo com as nossas necessidades.

Os compiladores são ferramentas que auxiliam a construção de programas e aceitam instruções, desde que estas obedeçam a determinas regras e estejam dentro do universo conhecido pelo compilador. Algoritmos são programas em uma forma mais simples e próxima da linguagem humana. O objetivo da lógica é ajudar a organizar as idéias e escrevê-las de uma forma que seja compreensível para o computador, ou seja, construir algoritmos que posteriormente possam facilmente ser transformados em programas

O estudo de lógica de programação é fundamental para o desenvolvimento de programas.

De forma geral, a lógica é uma ciência de índole matemática e fortemente ligada à filosofia. Assim, a lógica é o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento do pensar.

Pode-se dizer também que a lógica é a arte de pensar corretamente ou ainda que a lógica ensina a colocar ordem no pensamento.

Exemplo:

• Todo peixe nada.

• Nemo é um peixe

• Logo, Nemo nada.

Pela lógica deduzimos que Nemo nada.

Raciocínio é uma forma mais complexa de pensamento. Um sistema lógico é um conjunto de regras que visam representar formalmente o raciocínio válido. O uso do raciocínio lógico adequado (e atitudes decorrentes deste) vai determinar o sucesso na execução de uma tarefa. Exemplos:

• Bons resultados numa prova escolar só serão obtidos se o assunto a ser tratado na prova for bem estudado.

• A construção de uma casa será bem sucedida de todos os devidos cuidados forem tomados ao longo de todo o processo, por exemplo: um bom projeto (estrutural, hidráulico e elétrico); equipe adequada (mestre de obras, pedreiros e ajudantes); material de construção de boa qualidade e etc.

• Para obter bons programas de computadores estes devem ser programados corretamente, ou ainda, de forma lógica. Só assim atenderá aos requisitos de forma correta e eficiente.

A lógica de programação corresponde ao raciocínio lógico empregado no desenvolvimento de programas, englobando um conjunto de elementos e regras de acordo com o tipo de programação. Esses elementos e regras nos levam a encadear pensamentos para atingir os objetivos. Os pensamentos correspondem a seqüências de instruções.

Seqüência lógica são passos executados até atingir um determinado objetivo ou a solução de um problema.

O conceito de instrução corresponde a um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo. Uma ordem isolada não permite realizar o processo completo, para isso é necessário um conjunto de instruções colocadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com