TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores de sustentabilidade no Brasil

Seminário: Indicadores de sustentabilidade no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Números da Sustentabilidade no Brasil

De acordo com os apontamentos do Cempre avaliados em 2012, os brasileiros produzem diariamente mais de 193 mil toneladas de lixo, sendo que quase 170 mil toneladas são devidamente coletadas pelos municípios, atingindo mais de 87% da população brasileira.

Por outro lado, isto quer dizer que as prefeituras deixam de coletar perto de 24 mil toneladas diárias de rejeitos, quantidade bastante expressiva e preocupante.

Outro dado do estudo dá conta de que 27% de todos os resíduos recicláveis que acabariam em lixões a céu aberto e aterros, de alguma forma foram recuperados e reciclados, transformando-se em nova matéria-prima. São as chamadas embalagens pós-consumo – aquelas que foram usadas e descartadas – tiveram um índice de recuperação de mais de 65%.

Entretanto o agravante é que apenas 766 dos mais de 5 500 municípios do país contam com serviços eficientes de coleta seletiva, o que representa 12% da população, ou somente 27 milhões de brasileiros.

Ainda acordo com o Cempre, se essa porcentagem subir para 90% da população atendida pela coleta seletiva já no ano que vem – o que, convenhamos, parece algo pouco provável – a renda gerada com a reciclagem seria de mais de um milhão de reais por dia. Ao contrário disso, diz o relatório, atualmente o Brasil deixa de faturar cerca de oito bilhões de reais todos os anos quando enterra o que poderia se reaproveitado.

Outras tristes deduções dos números do “Cempre Review 2013″, que tem base em informações do Instituto Pesquisas Econômica Aplicada (IPEA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e das indústrias do papel, plástico, vidro, alumínio e aço: 9,6% de todo o lixo gerado no país é queimado, provocando poluição do ar e enchendo a atmosfera de gases de efeito estufa causadores das mudanças climáticas.

Mais: 2% dos rejeitos são jogados displicentemente em terrenos baldios ou mesmo nas ruas. Outro 0,1% vai parar nos rios, lagos e no mar. Parece um número insignificante, mas são nada menos que 193 toneladas diárias de lixo poluindo as águas.

E não para por aí, pois todo o montante de lixo que produzimos, os plásticos são dominantes entre o material reciclável. São quase 14% despejados diariamente. Só perde para a matéria orgânica – ou seja, comida – que representa 51%. Onde se conclui que estamos jogando fora alimento demais.

O Problema

Mesmo sendo certificada ISO 14001 a Empresa Versalite Indústria Ltda não possuía uma política ambiental adequada e um programa voltado à sustentabilidade, tais como não reciclava, não separava e não existia uma destinação correta dos resíduos sólidos por ela gerados. Num primeiro estudo, ao que notamos, a certificação foi conquistada e mantida mascarando-se relatórios e indicadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com