TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL GUAÇÚ VIRÁ

Artigo: INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL GUAÇÚ VIRÁ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  7.138 Palavras (29 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

GRUPO DE PESQUISA EM INOVAÇÃO DESENVOLVIMENTO CAPIXABA – GPIDECA

MARIANA DE SOUZA SILVA

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL GUAÇÚ VIRÁ

VITÓRIA

2012

MARIANA DE SOUZA SILVA

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL GUAÇÚ VIRÁ

Estudo realizado para o Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçú Virá como forma de avaliação do grau de sustentabilidade do mesmo.

Orientador: Prof. Dr. Ednilson Silva Felipe.

VITÓRIA

2012

Indicadores de Sustentabilidade Para o Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçú Virá.

Resumo: O Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçú Virá tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável em consonância com o desenvolvimento econômico, social, cultural e a melhoria de qualidade de vida e meio ambiente. Neste sentido, este estudo buscou, através de uma metodologia específica, quantificar e qualificar a sustentabilidade deste empreendimento com vistas a sua configuração e objetivo. Isso se deu por meio de um conjunto de indicadores capazes de avaliar e monitorar o grau de sustentabilidade do sistema. Os indicadores de sustentabilidade podem indicar o grau de sustentabilidade como: sustentável; tendendo a sustentabilidade; tendendo a insustentabilidade; insustentável. Para este estudo de indicadores foram escolhidos indicadores dispostos em três dimensões: dimensão ambiental, dimensão social, e dimensão econômica. Cada uma dessas dimensões deve conter indicadores capazes de mensurar o grau de sustentabilidade dos sistemas inseridos no contexto do Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçú Virá. Desta maneira os indicadores devem conter três elementos básicos: i) Elementos sociais: bem estar; ótimo social. ii) elementos ambientais: externalidades; agressividade ambiental; impactos visuais; efeitos de conservação; emissões atmosféricas. iii) elementos econômicos; eficiência econômica; grau de simplicidade; densidade de capital e trabalho; grau de auto-sustentação.

Palavras chave: Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçú Virá; sustentabilidade; indicadores;

1. Introdução

Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável

O termo sustentabilidade, cunhado em meados dos anos 80, tem sido tema habitual na mídia de maneira geral, neste sentido, podemos entender sustentabilidade como a condição que um determinado sistema de sustentar-se por um determinado tempo sem comprometer a sustentação de outros sistemas, seja no mesmo período de tempo, seja em um tempo posterior. Em outras palavras podemos dizer que sustentabilidade é á capacidade dos seres humanos interagirem com o meio ambiente sem que haja prejuízo do mesmo e para as gerações futuras (ALTIERI, 2000). Por outro lado, ao observar-se o agravamento das mudanças climáticas e da escassez de certos recursos, tendo em vista os impactos causados pelo modelo vigente de crescimento populacional e pelo crescimento econômico, o conceito de sustentabilidade passou a referir-se não apenas ao ambiente natural, mas também à economia e a sociedade. Isso levou a ampliação do conceito sendo agora uma capacidade do ser humano de interagir com o meio ambiente, com a economia e com a sociedade sem que haja prejuízo às gerações futuras. Desta forma, construiu-se o conceito do tripé da sustentabilidade como podemos observar na figura 1.

FIGURA 1. Tripé da sustentabilidade

Estas dimensões formam um alicerce no qual deve estar embasado uma nova forma de desenvolvimento, o desenvolvimento sustentável. No que tange o desenvolvimento sustentável, é necessário levar em conta a diferença entre crescimento e desenvolvimento, sendo o primeiro visto como a expansão de recursos financeiros, independente da estratégia usada para obtê-lo. De outra forma, o crescimento também passa pela expansão da população que passa a ocupar maior fatia do globo, aumentando a necessidade de novos espaços, que acabam por ser ocupados de maneira desordenada. Todo este crescimento, que é intensivo em tecnologia, seja para a expansão da produção industrial, no sentido de aumentar a quantidade de produto sem levar em conta a escassez dos recursos naturais, seja para a expansão da produção agrícola, no sentido de Substituir a vegetação nativa por culturas agressivas ao meio ambiente. O desenvolvimento sustentável, entretanto, deve partir do princípio de que é necessário haver um crescimento apoiado na equidade social, no crescimento econômico e na preservação dos recursos naturais.

Os indicadores de sustentabilidade

Diante dos contínuos impactos causados pelas atividades humanas, surge a necessidade da mitigação e do controle desses impactos. Para tanto é imprescindível a mensuração dos mesmos a partir de um instrumento capaz de definir padrões de sustentabilidade e de desenvolvimento que considerem não apenas os aspectos ambientais, mas que levem em conta aspectos sociais e econômicos, tendo em vista que a sustentabilidade deve ser dar nos três âmbitos a ela pertinentes, como discutido anteriormente. Desta forma, torna-se necessário definir indicadores que mensurem, monitorem e avaliem o sistema em determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com