TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Induçao

Resenha: Induçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  Resenha  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Apesar de parecer futurista, a transferência de energia elétrica pelo ar não é uma novidade. Os primeiros experimentos com esse tipo de condução aconteceram há mais de 100 anos e foram realizados por ninguém menos do que Nikola Tesla, um dos inventores mais brilhantes que o mundo já teve.

Em 1899, Tesla construiu uma bobina com cerca de 40 metros de altura e, a partir dela, foi capaz de transmitir eletricidade pelo ar a uma distância de 40 quilômetros, fazendo com que 200 lâmpadas se acendessem por meio dessa carga wireless. Apesar dos muitos raios emitidos durante a experiência, ninguém se feriu.

Anteriormente, Tesla também conduziu experimentos que utilizavam uma técnica conhecida como indução eletromagnética, um fenômeno descoberto em 1831, por Michael Faraday. Essa é a técnica usada hoje em alguns produtos domésticos sem fio, como escovas elétricas e carregadores de celular por indução.

Mas como isso funciona?

O Tecmundo já abordou esse assunto anteriormente, mas não custa recapitular. Para entender como funciona essa tecnologia e por que ela é segura, é bom aprendermos antes dois conceitos-chaves: o que são eletricidade e magnetismo.

A eletricidade nada mais é do que um fluxo de elétrons (corrente) transmitido por meio de um condutor, como um cabo de cobre ou a atmosfera terrestre, no caso de raios de uma tempestade. É uma forma de a energia ir de um lugar a outro.

Já o magnetismo é uma força fundamental da natureza, que faz com que determinados tipos de materiais se atraiam ou se repilam. Ímãs permanentes, como esses que grudamos na porta da geladeira, possuem um campo magnético persistente, semelhante ao do planeta Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com