TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Indu=ividual

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ALESSANDRA DA SILVA EIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL

individual

[pic 3]

Teresópolis-RJ

2015

ALESSANDRA DA SILVA EIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL

individual

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Organização e didática nos anos iniciais do ensino fundamental; Avaliação da aprendizagem e ação docente; Ensino de jovens e adulto; Prática pedagógica interdisciplinar: ensinar e aprender na educação de jovens e adultos; Seminário interdisciplinar Vl; Estágio curricular obrigatóriol: educação infantil.

Prof. Marlizete Bonafini Steinle; Sandra Regina dos Reis; Maurílio Bergamo; Vilze Vidote Costa; Lucy Mara Conceição; Cyntia Simioni França; Vidote Costa

                                                           Teresópolis- RJ

                                                             

                                                                 2015

 INTRODUÇÂO:

Neste trabalhalho irei falar sobre a importancia do planejamento para a ação do professor e para o processo de ensino e aprendizagem, relembrar como eram as minhas aulas quando eu ainda estava na escola e de como os meus professores demostravam ter planejados as suas aulas, relatarei neste trabalho os materiais usados pelos meus professores e quais os seus recursos didáticos.

Irei relatar uma experiencia vivida com planejamento de aula e finalizando irei relatar a importancia do planejamento para o processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.

Desenvolvimento:

Minhas experiências de como eram as minhas aulas quando eu estava na escola e quais os recursos didáticos que os meus professores usavam:

 Entrei na escola com sete anos de idade pois naquela época  não existia maternal e muito pouco o pré escolar. A professora  apresentou-se na turma e mostrou para todo mundo uma cartilha, feita por ela em um caderno toda escrita á mão, nessa cartilha que era padronizada ela mostrava todas as vogais e consoantes, e algumas palavras.

 Todas as atividades eram realizadas nessa cartilha e todo bimestre era realizada as provas, o aluno que não conseguia obter pelo menos a nota mínima ficava de recuperação, e os alunos que se destacavam pulavam de série.

Antes de iniciar o curso de pedagogia entendia que alfabitizar era a coisa mais facil do mundo, bastava ter uma cartiha nas mãos e algumas tarefas para dar aos alunos e todos sairiam aprendendo a ler e escrever. Hoje eu entendo o quanto é importante o planejamento, e que alfabetizar vai alem de uma simples cartilha e avaliar vai alem de uma simples prova.

A importância do planejamento para a ação do professor e para o processo de ensino e aprendizagem:

O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso cotidiano, usa-se os processos racionais para alcançar o que se deseja.

O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classe. Isso significa que os elementos do planejamento escolar - objetivos-conteúdos-métodos – estão recheados de implicações sociais, têm um significado genuinamente político. Por essa razão o planejamento, é uma atividade de reflexão a cerca das nossas opções e ações; se não pensarmos didaticamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes da sociedade.

Plano de aula para um conteúdo de Ciências da EJA:

Iniciação científica a partir de uma abordagem investigativa sobre os fenômenos naturais/sociais, Meio Ambiente.

Habilidades: Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações sobre os fenômenos naturais/sociais e pela ampliação de sua visão de mundo. - Reconhecer-se como ser vivo e, portanto, como parte da natureza. - Identificar relações de dependência entre os seres vivos e o ambiente físico. - Conhecer características do solo, identificando sinais de sua degradação (erosão, compactação, desertificação). Conhecer os riscos do uso indiscriminado de agrotóxicos. Observar exemplos de transformações ambientais que ocorrem naturalmente ou por ação das sociedades humanas, alterando a vida no planeta (efeito estufa, aquecimento global, degelo, queimadas, etc). - Discutir causas, conseqüências e possíveis soluções do desmatamento e extinção de vegetais e animais. Reconhecer as características gerais dos diferentes grupos de seres vivos. Discutir a poluição e degradação dos ambientes como resultado da impossibilidade de reequilíbrio natural, dada a intensidade e a rapidez com que os seres humanos transformam o ambiente natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com