TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inspeção de equipamentos industriais

Artigo: Inspeção de equipamentos industriais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Artigo  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

adequado para conservação dos mesmos, desde que sejam colocadas em operação em curto espaço de tempo.

Para o caso do período de armazenagem ser superior a seis meses, recomenda-se, despressurizar o aparelho e fazer uma nova pressurização com a mesma pressão especificada.

Por isso, recomenda-se que nas dimensões da válvula de bloqueio da linha de produto sejam instalados pontos de alimentação de nitrogênio.

Os trocadores pressurizados devem ser manuseados com o devido cuidado, sendo que, para tanto, no local de armazenagem, devem existir placas de advertência com os seguintes dizeres:

“Equipamento pressurizado – não deve ser exposto a temperaturas superiores a 50 graus C.”

Periodicamente (mês a mês), a pressurização dos equipamentos deverá ser controlada por uma pessoa encarregada da armazenagem do mesmo. Caso seja impossível manter o equipamento pressurizado, deve ser examinado se o vazamento é proveniente das tampas de vedação. Tal exame pode ser realizado através da aplicação de uma solução saponificada, do tipo NEKAL.

Finalizando, gostaríamos de reafirmar nossa recomendação no sentido que sejam observados alguns cuidados especiais, tais como:

– Evitar choques mecânicos no equipamento;

– Não expor o equipamento a temperaturas superiores a 50 graus C.;

– Após o recebimento do trocador e armazenagem no local final, verificar a vedação do sistema através de controle dos manômetros (o equipamento deve ser mantido a pressão de 1,2 bar abs.) e reapertar os parafusos, caso necessário.

– Os trocadores deverão ser armazenados em lugar seco, livre de quaisquer tipos de intempéries.

5.8 Reparos:

As gaxetas recomendadas devem ser mantidas em estoque, pois a desmontagem e a montagem das partes do equipamento onde estas atuam, conduzem, freqüentemente, ao desgaste, exigindo assim, quase sempre, a utilização de uma nova gaxeta.

Nota : Em caso de vazamentos nas juntas aparafusadas, deve-se proceder ao reaperto dos estojos, considerando o torque informado nas especificações, desenhos ou procedimentos de teste hidrostático. Caso persista o vazamento, uma nova junta de vedação, conforme especificado nos desenhos de fabricação, deve ser utilizada, colocando-se o mesmo torque informado pela fornecedora. Após os procedimentos acima, se o vazamento não for sanado. A assistência Técnica da fornecedora deve ser comunicada imediatamente.

5.9 Inspeção de Equipamentos em Operação

A Inspeção de equipamentos industriais visa identificar corrosão, redução de espessura de parede, descontinuidades, assim como outras irregularidades que possam trazer risco de paradas inesperadas, acidentes, explosões e quaisquer outros eventos indesejáveis.

Através da utilização de diversas técnicas de ensaios não-destrutivos e da opinião qualificada de inspetores experientes, avalia-se o risco de que os equipamentos em operação atuem de forma segura até a próxima inspeção programada. Dentre os equipamentos que necessitam de inspeção em processo, encontram-se dutos, tubulações, tanques e esferas, torres, fornos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com